Com um último quarto cheio de emoção, o Caxias do Sul Basquete voltou a ser dominante atuando no Ginásio do Sesi e derrotou o Brasília por 76 a 64, na noite desta sexta-feira (12). Foi a terceira vitória em seis partidas da equipe gaúcha no NBB.
O principal pontuador do Caxias no jogo foi Eddy, com 18 pontos. Porém, foi a força coletiva que definiu o resultado positivo. Wesley Sena contribuiu com 14 pontos e Pedro com 11. Cauê distribuiu nove assistências, além de marcar seis pontos. Do lado do Brasília, destaque para Ronald, cestinha da equipe com 18.
Com o resultado, o time caxiense subiu na tabela e ocupa a nona colocação. Agora, o Caxias terá dois desafios no Nordeste. Na quarta-feira (17), às 19h, enfrenta a Fortaleza, na Ceará. Dois dias depois, no mesmo horário, encara a Unifacisa.
A quarta partida do time caxiense como mandante começou equilibrada e com baixo aproveitamento ofensivo dos dois lados da quadra. Os comandados de Rodrigo Barbosa largaram na frente e conseguiram manter a dianteira durante a maior parte do período. Porém, os erros fizeram o placar ser baixo: 13 a 11 para o Caxias.
O cenário mudou no segundo quarto. Com reservas em quadra, mas mantendo a força na marcação e sendo mais eficiente no ataque, o Caxias abriu vantagem. Mesmo com as reclamações em relação a arbitragem, por conta de uma sequência de faltas que pendurou Cauê e Canta, a equipe soube controlar as ações. Em sua melhor atuação desde que chegou ao time, o argentino Alejo Montes anotou oito pontos e, combinando com a força de Wesley Sena no garrafão, comandou a vitória no período por 25 a 15. No total, o jogo foi para o intervalo com o Caxias fazendo 38 a 26 no Brasília.
Na volta do vestiário, o time candango entrou disposto a mudar o ritmo do jogo, avançou a marcação em alguns momentos e melhorou o aproveitamento nos minutos inicias. Como resultado, baixou a diferença para seis pontos. Porém, a tentativa de reação dos visitantes durou pouco. A intensidade do Caxias na marcação voltou e, com o apoio da torcida e rodando bastante o elenco, a vantagem voltou a aumentar. Com 19 a 16 no período, o time entrou na parcial final vencendo por 57 a 42.
O cenário do terceiro período se repetiu no último. Com um arbitragem confusa e muitas reclamações dos dois times, o Brasília voltou a impor um ritmo mais forte na sua defesa e ver o resultado se concretizar no ataque. Nos primeiros cincos minutos, com 18 a 8 na parcial, a equipe candango reduziu a vantagem do Caxias para cinco pontos, fazendo o técnico Rodrigo Barbosa parar o jogo no 65 a 60.
Sem conseguir concretizar seus ataques, a equipe caxiense viu um jogo que parecia tranquilo ganhar em emoção. Ronald diminuiu a diferença para três pontos e Pedro respondeu na sequência. A partir daí, o Caxias Basquete fez valer mais uma vez sua força dentro do Sesi. Na experiência e segurando o ímpeto do adversário, soube trabalhar melhos as jogadas e fechou o duelo em 76 a 64