Após 28 rodadas do Campeonato Brasileiro, a realidade do Juventude é a briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O principal objetivo sempre foi e continua sendo a permanência na elite do futebol nacional. O empate contra o Ceará na rodada anterior, fez o Ju, mais um vez, tropeçar diante de um adversário direto na luta contra o descenso.
Até o momento, o Juventude disputou 10 jogos contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Nesse cálculo, estão os times posicionados da 14ª colocação para baixo. Ou seja, Ceará, Bahia, Santos, Sport, Grêmio e Chapecoense. Em 30 pontos disputados, o Verdão somou 14. Portanto, o aproveitamento contra essas equipes é de 46,6%, número superior a campanha geral do Ju no Brasileirão. Atualmente é de 34,5%.
O melhor retrospecto diante de adversários que estão nessa briga foi diante do Santos. Em dois jogos, foram quatro pontos somados. Um empate na Vila Belmiro e uma vitória no Alfredo Jaconi. Já o pior desempenho foi diante do Ceará. No primeiro turno, derrota por 2 a 0, em Fortaleza. No último final de semana, empate em 0 a 0, em casa. Já contra Grêmio e Sport, o Ju venceu uma e perdeu outra. Ainda falta enfrentar o Bahia, que será no próximo sábado (30), às 19h15min e a Chapecoense.
Cuiabá e América-MG, considerados adversários diretos na briga contra o rebaixamento lá no início do Brasileirão, estão seis pontos na frente do Juventude na classificação. Diante do Cuiabá, o Ju somou somente um ponto e contra o América-MG foram dois empates.
Veja o desempenho contra os adversários que brigam contra o rebaixamento
Chapecoense (três pontos)
Uma vitória - 1 a 0, no Jaconi
Grêmio (três pontos)
Uma vitória - 2x0, no Jaconi
Uma derrota - 3x2, na Arena
Sport (três pontos)
Uma vitória - 1x0, no Jaconi
Uma derrota - 3x1, na Arena Pernambuco
Santos (quatro pontos)
Um empate - 0x0, Vila Belmiro
Uma vitória - 3x0, no Jaconi
Bahia (nenhum ponto)
Uma derrota - 1x0, em Pituaçu
Ceará (um ponto)
Uma derrota - 2x0, no Castelão
Um empate - 0x0, no Jaconi.