O Juventude segue sem vencer no Brasileirão 2021, é verdade. Porém, a equipe alviverde somou mais um ponto fora de casa e ainda não perdeu como visitante na Série A. Neste sábado (12), na Vila Belmiro, o time do técnico Marquinhos Santos foi efetivo na marcação, segurou o ímpeto do Santos e voltou para casa com um ponto a mais na tabela de classificação após empatar por 0 a 0.
Em um jogo onde Marcelo Carné e John praticamente só assistiram a partida, o time gaúcho foi determinado a não dar chances para o Peixe. Depois de ser vazado nas duas primeiras partidas do Brasileirão, a defesa alviverde pela primeira vez não tomou gols.
O primeiro tempo foi de muito estudo entre as equipes. Até os 20 minutos de jogo, a única tentativa de maior intensidade aconteceu aos sete minutos, após escanteio para o Santos, com cabeceio de Jean Mota. Marcelo Carné fez defesa com tranquilidade.
A única chegada de fato do Juventude veio aos 21. Após troca de passes da intermediária ao ataque, a bola chegou para Marcos Vinícios, dentro da área. Quando o atacante se preparou para finalizar, Alison fez o corte com precisão, tocando pela linha de fundo. O auxiliar, erradamente, marcou impedimento do jogador alviverde.
Conforme o jogo foi animando, o Santos foi levando mais perigo. Aos 35, Kaio Jorge tentou a finalização e a bola sobrou para Marcos Guilherme. O atacante do Santos tentou chutar em curva, no ângulo esquerdo de Carné, mas a bola foi pela linha de fundo.
Na melhor chance do primeiro tempo, aos 44, o Juventude precisou contar com a sorte. Luiz Felipe cruzou da direita, Kaio Jorge se antecipou a Carné e deu toque de cabeça. A bola foi lenta, pela linha de fundo, mantendo o 0 a 0 no tempo inicial.
Assim como aconteceu no primeiro tempo, o início da etapa complementar foi de poucas chances claras. Porém, o Santos se manteve sempre perto da área do Juventude. Com mais de 70% de posse de bola, a equipe da casa rondava, mas não conseguia ser efetiva.
O time de Marquinhos, por sua vez, tentava jogadas de saída rápida, mas também parava na defesa do Peixe. Aos 13 minutos, Marcos Vinícios conseguiu um drible pela esquerda, mas foi travado na hora do chute. A bola sobrou para Chico, que também não conseguiu finalizar.
Aos 16, o Santos pediu pênalti em cima de Kaio Jorge, mas o árbitro da partida não atendeu aos pedidos e mandou o jogo seguir. Depois, aos 25, após jogada pela esquerda, a bola sobrou para Marcos Leonardo, que tentou uma bicicleta, mas a tentativa saiu fraca, à direita de Carné, que apenas acompanhou.
Sem conseguir chegar com a bola rolando, o Santos tentou de longe. Aos 36, Marinho cobrou falta da intermediária ofensiva. A bola passou por cima do gol de Carné, que voou mas não precisou intervir.
Em uma das raras finalizações com alguma direção no jogo, chute de longe de Pirani que o goleiro do Ju segurou com firmeza no meio do gol.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série A - 3ª rodada - 12/06/2021
Santos 0x0 Juventude
SANTOS
John, Pará (Madson, 35/2°), Luiz Felipe (Marcos Leonardo, int.), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Marcos Guilherme.
JUVENTUDE
Marcelo Carné, Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson; Elton, Guilherme Castilho; Chico (Fernando Pacheco, 31/2°), Wescley (Matheus Jesus, 50/2°) e Capixaba (Bruninho, 46/2°); Marcos Vinícios.
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus, auxiliado por Rodrigo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Farinha. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (quarteto do RJ).
Amarelos: Eduardo Barros, Elton, Castilho, Capixaba (J), Jean Mota, Luan Peres (S)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos-SP.