A meta de 45 pontos normalmente é o parâmetro estabelecido pelas equipes que buscam fugir do rebaixamento em uma competição de pontos corridos que envolve 20 times. Essa pontuação significa um aproveitamento aproximado de 40%. Desta forma, quem brigar contra o Z-4 vai perder mais pontos do que conquistar. Sabendo que a permanência na Série A em 2022 é a sua meta número um, o Juventude projeta vencer os rivais que disputam o mesmo objetivo e tentar roubar pontos de adversários de uma prateleira superior, como é o caso do jogo deste sábado (12), às 19h, diante do Santos, na Vila Belmiro.
Após conquistar um ponto na estreia no Brasileirão, empatando em 2 a 2 com o Cuiabá na Arena Pantanal, o Verdão retornou para sua casa diante do Athletico-PR e acabou derrotado por 3 a 0 na segunda rodada. Embora tenha feito um bom primeiro tempo, o alviverde teve falhas no início da etapa final e foi superado. Desta forma, o Papo busca diante do Peixe ao menos um ponto para seguir em busca de seus objetivos, ainda que seja apenas o início da competição. Em caso de vitória, será quebrado um tabu. Em nove jogos na Vila, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o Juventude nunca saiu vitorioso.
— Partida difícil. Jogar contra o Santos na Vila Belmiro sempre tem suas peculiaridades, ainda mais contra o Fernando Diniz, que tem um modelo de jogo muito bem determinado, que tenta eliminar jogadores adversários a partir da posse de bola, com muita aproximação, dinâmica e movimentação. Trabalhamos durante a semana para tentar anular essa característica de jogo do Diniz, mantendo a atenção no Marinho, que é o principal jogador do time — projeta o técnico Marquinhos Santos.
Apostando na continuidade da equipe titular em busca de um melhor entrosamento, o onze inicial do Juventude foi o mesmo diante de Cuiabá e Athletico-PR. Entretanto, o técnico Marquinhos Santos pode mexer na formação para o jogo no interior paulista. Rafael Forster deixou a última partida com um desconforto na coxa e foi preservado de treinamentos da última semana. Contudo, ele viajou para Santos e participou normalmente do último treinamento, realizado no CT Rei Pelé. A dúvida permanece no meio-campo, onde o volante Matheus Jesus pode ganhar uma oportunidade entre os titulares, ou em uma situação treinada que contou com Eltinho e Marcos Vinicios pelo lado esquerdo.
— Nós tivemos uma conversa novamente com ele (Matheus Jesus), que está evoluindo. Ainda não atingiu a meta que entendemos ser necessário, mas está muito próximo. Acredito que dentro de alguns dias ele possa estar apto para começar, até mesmo contra o Santos. Mas sabemos que ele precisa de um pouco mais de preparação para evoluir a condição física— comenta o técnico alviverde, destacando as possibilidades de mudanças na escalação:
— Nós temos as convicções, e a semana foi boa em observar várias situações. Vamos seguir com um padrão de jogo que vem evoluindo e, claro, ajustando os detalhes necessários, principalmente quando acontecem as derrotas. Temos três situações trabalhadas e vamos decidir mais próximo ao jogo.