O técnico Rafael Jaques retornou aos treinamentos no Caxias, nesta segunda-feira (23). Foram 22 dias afastado por conta da covid-19. Ao todo, o treinador grená ficou fora de três partidas na Série D do Campeonato Brasileiro e poderá voltar a comandar a equipe no próximo domingo, às 15h, diante do Rio Branco, em Paranaguá.
Jaques foi afastado dos treinos no dia 2 de agosto, após relatar sintomas da covid-19 no dia anterior. Ele realizou o exame no dia 3 de agosto e o resultado foi positivo. Com 45 anos, e mesmo com a idade para ter tomado a primeira dose da vacina, o técnico ainda não tinha tomado a vacina contra a doença, porque, segundo sua assessoria, "considerava ter uma boa saúde e preferia deixar que os mais necessitados se vacinassem primeiro".
Essa situação gerou um desconforto no Caxias. O Departamento Médico do clube fez uma forte cobrança à direção, que reiterou o pedido aos jogadores e demais funcionários para tomarem a vacina. Rafael Jaques foi internado no dia 12, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, por conta dos sintomas da covid-19. Depois de quatro dias, o treinador recebeu alta, mas ainda precisou cumprir mais um tempo de isolamento para fechar 20 dias, devido a recomendação para pacientes que tiveram oxigenação baixa em decorrência da doença.
Na ausência presencial do treinador, o Caxias teve ressaltada a queda de rendimento e está há cinco jogos sem vencer. Os dois primeiros duelos dessa sequência foram comandados por Jaques, e os últimos três foram pelo auxiliar Célio Pretto. Após a derrota para o Esportivo, a direção manteve o treinador, mesmo com a desconfiança de parte da torcida e de conselheiros.
Agora, faltando dois jogos para o fim da primeira fase da Série D, o Caxias está fora do G-4. Contra o Rio Branco e o Juventus-SC, o treinador buscará a classificação para o mata-mata.