A campanha do Juventude no Brasileirão apresenta um número curioso. 93,75% dos gols sofridos pelo time alviverde aconteceram no segundo tempo, ou seja, 15 dos 16 gols tomados foram na etapa final dos jogos. Somente na estreia contra o Cuiabá, o Ju foi vazado na primeira etapa da partida. Jonatan Cafú marcou para os mato-grossenses aos 21 minutos de jogo. E foi somente esse até o momento.
Na derrota para o Atlético-MG, o Verdão tomou os dois gols da virada depois dos 32 minutos do segundo tempo. Primeiro com Hulk e nos acréscimos, aos 47, Nathan Silva marcou o gol da vitória do Galo.
— Controlamos o primeiro tempo com muita estratégia e trabalho. Nós conseguimos anular e fazer um grande primeiro tempo. No segundo tempo, tivemos uma queda brusca devido ao desgaste, das mexidas e do entrosamento com entrada do Roberson, Mosquera, Ricardinho, atletas que já estrearam com pouco tempo de treinamento com a equipe, como o Ricardinho. É normal, com a semana de treinos vamos ajustar — comentou o técnico Marquinhos Santos.
Durante o Brasileirão, o Juventude tem demonstrado controle das partidas no primeiro tempo, no entanto, em vários confrontos a equipe volta com mais dificuldades na segunda etapa. Atualmente o número de gols sofridos no segundo tempo é 93,75%. No início do campeonato, chegou a ser 90% e já era uma preocupação. Inclusive, nas rodadas iniciais, a principal dificuldade era no gols sofridos logo no retorno do intervalo, no início da etapa final de partida.
Dos 14 jogos disputados até o momento no Brasileirão, o Juventude sofreu gols em nove deles. Nas quatro vitórias obtidas na competição, diante do Sport, Grêmio, Flamengo e Chapecoense, o Verdão não foi vazado no segundo tempo nem no jogo. Além disso, no empate com o Santos, a equipe alviverde também não sofreu gols.
Gols sofridos no Brasileirão
Cuiabá 2x2 Juventude
Jonatan Cafú (21/1º)
Elton (42/2º)
Juventude 0x3 Athletico
Jadson (2 e 4/2º)
Nikão (44/2º)
Juventude 0x3 Palmeiras
William Matheus contra (8/2º)
Deyverson (18/2º)
Breno (42/2º)
América-MG 1x1 Juventude
Juninho Valoura (40/2º)
Ceará 2x0 Juventude
Saulo Mineiro (3/2º)
Gabriel Lacerda (8/2º)
Bahia 1x0 Juventude
Matheus Bahia (34/2º)
Juventude 1x1 Atlético-GO
Zé Roberto (30/2º)
Inter 1x0 Juventude
Thiago Galhardo (6/2º)
Juventude 1x2 Atlético-MG
Hulk (32/2º)
Nathan Silva (47/2º)