O Caxias do Sul Basquete disputará pela quinta vez a principal competição da modalidade no país. A vaga no NBB foi oficializada na sexta-feira (20), em reunião envolvendo os clubes participantes do campeonato.
Na temporada 2019/2020, o time caxiense avançou às oitavas de final, quando foi eliminado pelo Bauru-SP. Nas quatro participações anteriores, em três o Caxias foi aos playoffs.
O NBB terá início em 16 de outubro, e uma das novidades será a presença de dois gaúchos na disputa. Além do Caxias, o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, fará sua estreia no campeonato, que terá 17 times. Das equipes que disputaram a última edição, o Campo Mourão ficará de fora. Por outro lado, o Rio Claro-SP retorna ao torneio.
O início dos treinamentos do Caxias Basquete deve ocorrer em setembro. Até o início da próxima semana, o clube espera definir boa parte do grupo de atletas para a temporada.
MUDANÇA NO NOME
Em nota oficial, divulgada na noite de sexta-feira, o Caxias Basquete comunicou que não utilizará a marca da KTO em seu nome oficial, como ocorreu na temporada 2019/2020. O motivo é que a equipe tem um projeto de lei aprovado junto ao Pró-Esporte –Programa de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul. Em um dos artigos do projeto fica proibida a utilização de nomes vinculados ao título da equipe de patrocinadores diretos ou indiretos. Ou seja, aqueles que estão patrocinando via Pró-esporte ou mesmo aqueles que são patrocinadores diretos da equipe, caso da KTO.
A empresa e o time caxiense fizeram um acordo e a marca seguirá como patrocinadora máster do time, mas sem constar no nome oficial.