O Juventude estreia, nesta quinta-feira (17), no Brasileirão de Aspirantes 2021. A equipe recebe o Fluminense, no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. A partida ocorre às 15h e terá transmissão ao vivo pela plataforma de streaming MyCujoo/ElevenSports.
O Alviverde ganhou alguns dias a mais de preparação para a estreia no campeonato. A primeira partida seria contra o Coritiba, na sexta-feira (11), no Couto Pereira, porém foi adiada por conta da participação do time sub-20 do Coxa na final da Copa do Brasil da categoria.
Roberto Maschio segue como o treinador da equipe. Além dele, toda comissão técnica é a mesma que comandou o Juventude até às semifinais do Brasileiro de Aspirantes 2020. Felipe Franceschini é o treinador de goleiros e Anderson Carpes o preparador físico.
A competição segue os moldes da temporada passada, isto é, será permitida a utilização de quatro jogadores com idade superior a 23 anos nas partidas. Roberto destaca qual o planejamento se utiliza no pensamento para a competição:
— Estamos com treinamentos com foco na estreia. Estamos montando as organizações e estratégia para a partida. Conversamos semanalmente sobre a utilização ideal dos jogadores que excedem os 23 anos, mas entendemos que para esta primeira rodada pensamos em ir com o sub-20 apenas — completou o técnico.
O Juventude está no grupo A, junto com Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Ponte Preta, Vitória e Ceará, atual campeão da competição.
Os oito clubes classificados na primeira fase (os quatro melhores do Grupo A e os quatro melhores do Grupo B) serão novamente divididos em dois grupos, onde se enfrentarão dentro de cada chave em partidas de ida e volta. Os dois melhores se classificam para as semifinais e sucessivamente para a final.