O Campeonato Brasileiro de Aspirantes desta temporada começa no dia 10 de junho, mas o planejamento do Juventude para a estreia na competição já iniciou. A comissão técnica que comandará o time sub-23 é a mesma que levou a equipe alviverde às semifinais do campeonato passado.
Mantido como técnico, Roberto Maschio destaca que a preparação do time é intensa e baseada em um calendário de sete semanas, mas que iniciou antes mesmo da confirmação do time na competição:
— Nossa preparação está sendo feita através de um cronograma de conteúdos físicos, técnicos e táticos. Estamos na terceira semana seguindo esse planejamento e seguiremos dessa forma até a estreia.
No campeonato do ano passado, o Juventude foi eliminado nas semifinais pelo Ceará, que viria a ser campeão da edição. A projeção e foco para a disputa do campeonato desta temporada, segundo Roberto, é de evolução para os jogadores.
— Primeiramente, pensamos na formação dos nosso jogadores, proporcionando experiência em um campeonato de alto nível, com alta exigência de performance física, tática, técnica e mental. Acreditamos que o resultado (projeção da equipe na competição) é consequência deste planejamento. Todos estamos alinhados: comissão, direção e jogadores — destaca o treinador.
O regulamento previsto pela CBF é muito semelhante ao do campeonato passado, ou seja, é permitida a utilização de quatro jogadores com idade superior a 23 anos nas partidas.
— Pensamos em usar esses jogadores em envolvimento com o profissional. Podemos colaborar com o condicionamento e ritmo de jogo de atletas que necessitam desta etapa conosco (equipe sub-23). Semanalmente iremos nos reunir para definir e alinhar a melhor forma de aproveitarmos isso — comentou Roberto.
O elenco que disputará o Brasileiro de Aspirantes é composto principalmente por jogadores da equipe sub-20, além de alguns jovens que integravam o grupo principal no Estadual. Segundo o técnico, o grupo está praticamente fechado e não é discutido internamente realizar parcerias para completar a equipe com reforços.
O Juventude está no Grupo A do campeonato, que ainda tem Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Ponte Preta e Vitória. A equipe estreia fora de casa, contra o Coritiba no dia 10 de junho.
Confira a tabela básica da equipe:
1ªrodada: 10/6 – Coritiba x Juventude
2ªrodada: 17/6 – Juventude x Fluminense
3ªrodada: 24/6 – CRB x Juventude
4ªrodada: 1/7 – Juventude x Fortaleza
5ªrodada: 15/7 – Red Bull Bragantino x Juventude
6ªrodada: 22/7 – Juventude x Santos
7ªrodada:29/7 – Bahia x Juventude
8ªrodada: 5/8 – Juventude x Avaí