O intervalo de 10 dias entre o jogo contra o Vila Nova e o próximo compromisso pelo Campeonato Gaúcho, marcado para a próxima segunda-feira (19), tem sido utilizado pelo Juventude de diversas formas. Enquanto a direção de futebol reavalia o planejamento e realiza algumas mudanças, a comissão técnica usa o período para recuperar fisicamente os jogadores e também aprimorar aspectos técnicos, como os chutes de longa distância.
Dos 14 gols marcados pelo Verdão na temporada, cinco foram de finalizações de fora da área, o que representa 36%. Foram sete de dentro da área (50%) e dois de pênalti (14%). E é justamente nos chutes de longe que o técnico Marquinhos Santos e os jogadores do alviverde entendem que a equipe ainda pode evoluir mais para conseguir classificação às semifinais do Estadual.
— A gente precisa terminar melhor as jogadas. Quando a gente consegue povoar a área, estamos tentando tocar a bola demais. Temos excelentes chutadores, então temos que testar um pouco mais. Os volantes, meias e atacantes têm que terminar as jogadas — afirma o goleiro Marcelo Carné.
O meia Guilherme Castilho é um dos jogadores que mais arriscam finalizações. Dois de seus três gols marcados com a camisa alviverde foram de chutes de fora da área, contra São Luiz e Pelotas. Capixaba e Matheuzinho também marcaram assim contra o Novo Hamburgo. E Eltinho, cobrador oficial de faltas da equipe, acertou uma também contra o áureo-cerúleo pelotense.
Entretanto, a equipe deixou de arriscar finalizações nas últimas rodadas. Contra o Vila Nova, por exemplo, conforme os dados do Footstats, o Ju chutou apenas três vezes ao gol. Uma delas foi o pênalti convertido por Eltinho.
Para o goleiro Marcelo Carné, arriscar mais pode significar também uma mudança de postura na forma de marcação do adversário, abrindo espaços para os meias também apostarem em um passe em profundidade, já que a linha defensiva rival poderia se desmanchar na tentativa de impedir o chute.
— Eu acredito que quando você começa a levar perigo ao adversário em chutes de fora da área, ele começa a encurtar a linha, e o chutador consegue achar um passe. Então essa é a grande questão que precisamos melhorar e estamos trabalhando nisso — afirmou Carné.
Para enfrentar o Esportivo, o Juventude terá o desfalque do atacante Capixaba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Marcos Vinicios, que iniciou a partida contra o Vila Nova no banco de reservas, é o favorito para entrar no ataque. O jogo também pode marcar a estreia do volante Matheus Jesus, contratado no final de março.