A Copa do Brasil virou passado e não volta mais. O presente é o Campeonato Gaúcho e esse pode ser alterado positivamente. Assim, o Caxias deve encarar a sequência da temporada 2021. O time grená terá a chance de se recuperar da eliminação contra o Fortaleza no Clássico da Polenta. Às 20h, de domingo, o enfrentamento será diante do Esportivo no Estádio Centenário. Agora, só com o Gauchão, a responsabilidade pode aumentar por uma boa campanha.
— Mesmo se a gente tivesse classificado na Copa do Brasil, a pressão seria grande. O Caxias, apesar de estar na Série D, é uma equipe gigante do futebol brasileiro. Todo mundo conhece e sabe a história. Independente da classificação ou na Copa do Brasil, a pressão no Gauchão é grande. Se a gente avança e no Gauchão começa a perder, não ia adiantar de nada. A gente está com uma campanha boa no Campeonato Gaúcho e temos que manter. Isso começa contra o Esportivo em casa — disse o zagueiro Thiago Sales.
O alento para o Caxias conseguir essa recuperação diante do Esportivo, após o revés na Copa do Brasil, é a campanha no Estadual. Até aqui, os resultados são ótimos. Duas vitórias e um empate, ou seja, com uma invencibilidade. A campanha inicial é igual aos três primeiros jogos do ano passado. Em nove pontos, a equipe de Rafael Lacerda somou sete nos dois anos. Além disso, jogará em casa e precisará da imposição.
— Temos que fazer aquilo estamos fazendo. Temos que marcar forte, buscar variações ofensivas. Eu acho que passa principalmente pelo sistema defensivo. Se você não leva gol, você está mais próximo de vencer. O sistema defensivo engloba toda a equipe. É um jogo muito difícil, mas temos que nos impor, porque estamos em casa e se impor. Essa vitória será importante se a gente quiser classificar entre os quatro — comentou o zagueiro grená.
Se a campanha é boa no Gauchão, uma situação deve ser observada como sinal de alerta. Nos últimos dois jogos, contra Brasil-Pel e Fortaleza, o Caxias não marcou gol e contra os cearenses não encontrou alternativas para furar a defesa adversária. Contra o Esportivo, será a chance de voltar a fazer gol e vencer.
—A campanha está muito boa, mas temos que confirmar contra o Esportivo. O campeonato é muito parelho. Eu confio nos nossos atacantes e no grupo. O mais difícil é criar e construir. Precisamos melhorar a efetividade nas finalizações . Confio no grupo. Temos que dar a resposta contra o Esportivo para manter a boa campanha — comentou o técnico Rafael Lacerda.