Nada de gols. Nem Caxias, nem Brasil-Pel. Nenhum dos dois conseguiu balançar a rede neste sábado (13), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O resultado final foi de 0 a 0. A equipe grená foi mais propositiva, teve as melhores oportunidades, mas não chegou ao gol. O confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho manteve a invencibilidade do time grená na competição.
Com o empate fora de casa, o Caxias chega aos sete pontos e com um jogo a menos em relação aos demais adversários. Na próxima rodada, o grená enfrenta o Esportivo no Estádio Centenário. Antes, porém, terá na quarta-feira (17), às 19h15min, o jogo contra o Fortaleza pela Copa do Brasil também em casa.
Superioridade grená
O Caxias começou o jogo com mudanças. Eduardo Diniz assumiu a titularidade no lugar de Ivan. No ataque, Giovane Gomez retornou após perder as rodadas iniciais devido a uma lesão muscular na coxa. No jogo, a equipe grená apresentou uma postura inicial propositiva. Com mais posse de bola e com volume de jogo, o Caxias ocupava o campo defensivo do Brasil-Pel. No entanto, não conseguia criar oportunidades de gol. O Xavante começou a se soltar aos poucos apostando na velocidade de Jarro pela esquerda, mas encontrava dificuldades na armação.
A primeira chance criada pelo Caxias aconteceu aos 18 minutos. Em cobrança de falta, pelo lado esquerdo, Eduardo Diniz cruzou e o centroavante Giovane Gomez cabeceou por cima do gol. O time grená voltou a chegar aos 26. Giovane Gomez avançou pela esquerda e arriscou por cima da meta rubro-negra. O Caxias novamente chegou numa bola parada. Aos 36, Diniz cobrou escanteio e Bruno Ré cabeceou próximo do travessão.
Só o Caxias assustava. Aos 39, Diogo Oliveira recebeu de Juliano e puxou contra-ataque pelo meio. O camisa 10 abriu na esquerda para Jhon Cley que dominou e finalizou no canto esquerdo. O goleiro Matheus Nogueira defendeu. Assim, encerrou a primeira etapa: 0 a 0. O Caxias esteve mais próximo do gol. O goleiro Marcelo Pitol foi um mero espectador.
Força ofensiva
Para a segunda etapa, o técnico Rafael Lacerda foi obrigado a mudar a equipe. O atacante Jhon Cley saiu por questão clínica e foi substituído por Matheuzinho.
A primeira oportunidade do segundo tempo foi do Caxias. Aos quatro minutos, Milla recebeu de Giovane Gomez e fez o passe para Diogo Oliveira. O meia grená finalizou à esquerda do goleiro Xavante. Dois minutos, o Caxias teve duas boas chances novamente. Primeiro numa falta cobrada por Eduardo Diniz. O cruzamento do lateral foi fechado e o goleiro Matheus Nogueira defendeu. Na sequência, o atacante Milla tabelou com Matheuzinho e finalizou na trave.
O Caxias continuava mais presente no ataque e mostrava mais força ofensiva. Aos 17, Eduardo Diniz cobrou falta pela meia direita. De perna esquerda, ele chutou direto para o gol e o goleiro Matheus Nogueira defendeu para escanteio. Dois minutos depois, Gustavo Ramos avançou pela esquerda e finalizou perto da trave. O time do técnico Rafael Lacerda se manteve com mais posse de bola e volume. Aos 29, Milla fez o passe para Matheuzinho que tirou do goleiro e a zaga afastou.
Aos 36, o Caxias quase marcou. Eduardo Diniz cobrou escanteio e Gustavo Ramos desviou na primeira trave. O goleiro Matheus Nogueira tocou, a bola foi na trave e mandou para novo escanteio. Mesmo com a superioridade grená, o placar ficou inalterado. Brasil-Pel 0x0 Caxias.
Ficha técnica
Brasil-Pel 0x0 Caxias
Campeonato Gaúcho 2021 - 4ª rodada
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Data: 13/3/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Marlon; Jhon Cley (Matheuzinho, int), Diogo Oliveira (Gustavo Ramos, 17/2º) e Milla (Gleydson, 40/2º); Giovane Gomez (Felipe Tontini, 23/2º). Técnico: Rafael Lacerda.
BRASIL-PEL
Matheus Nogueira; André Krobel (Vidal, 27/2º), Leandro Camilo, Ícaro e Artur; Rômulo, Igor Miranda (Cristian, 26/2º), Bruno Matias (Everton Dias, 40/2º), Netto (Gabriel Terra, 45/2º); Jarro (Matheuzinho, 40/2º) e Bruno Paraíba. Técnico: Claudio Tencati.
Árbitro: Daniel Nobre Bins, auxiliado por André Da Silva Bittencourt e Fabulo Oliveira Diniz
Cartões Amarelos: Eduardo Diniz, Ícaro (C); Rômulo, Bruno Matias (B)