Não foi dessa vez que o Caxias conseguiu vencer na Copa do Brasil. Sem ganhar há 10 anos na competição nacional, a equipe grená foi derrotada pelo Fortaleza, no Estádio Centenário, na noite desta quarta-feira (17), pelo placar de 1 a 0. Sem criatividade e com a bola cruzada para a área como única alternativa durante toda a partida, o time do técnico Rafael Lacerda deu adeus ao torneio e foca suas atenções para o Gauchão.
O Caxias foi quem tentou a primeira chegada do jogo. Aos três minutos, Milla avançou pela esquerda, livrou-se da falta e tocou para Mazola. O atacante ajeitou para Diogo Oliveira, que finalizou fraco, sem direção.
O Fortaleza também não demorou muito a ter sua chance ofensiva. Porém, foi decisivo. Aos 5, Luiz Henrique observou David às costas da defesa grená e deu o passe com precisão entre Eduardo Diniz e Guilherme Mattis. O atacante tocou na saída de Marcelo Pitol para abrir o marcador para os visitantes.
O Caxias seguiu com mais posse de bola, apesar de pouco assustar o gol de Felipe Alves. Aos 23, o grená chegou a marcar. Porém, John Cley estava em condição de impedimento quando chutou para o gol após passe de Mazola. A arbitragem assinalou a irregularidade.
Aos 27, Milla foi quem tentou. O centroavante grená aproveitou o erro na saída da defesa do Leão e quase surpreendeu Felipe Alves. O goleiro conseguiu a recuperação e evitou o gol grená.
A partir de então, o Caxias começou a insistir com os cruzamentos frontais e laterais. Com Giovane Gomez no banco de reservas, as tentativas de bola alçadas não surtiram efeito. Na última delas, Thiago Sales tocou de cabeça no canto esquerdo para Felipe Alves segurar a vitória parcial do Fortaleza.
Na volta do intervalo, Lacerda colocou Giovane Gomez na vaga de Milla e Gustavo Ramos na vaga do lateral Bruno Ré, deslocando o volante Marlon para o lado do campo. As mudanças, no entanto, não mudaram o panorama grená. A insistência nas bolas alçada à área seguiram sem surtir efeito.
E foi o Fortaleza quem teve oportunidade de ampliar o placar. Aos oito minutos, David deu passe para Bruno Melo, que finalizou e obrigou Pitol a fazer difícil defesa. Em uma das raras jogadas do Caxias que não foi de cruzamento, Gustavo Ramos arriscou de muito longe, mas com perigo para o gol do Leão, aos 16.
Dois minutos depois, o Caxias novamente conseguiu fazer o gol. Mas, assim como no primeiro tempo, o impedimento foi marcado. Após cobrança de falta de Eduardo Diniz, Thiago Sales aparou o cruzamento e Marlon mandou para o fundo das redes. Porém, o zagueiro que ajeitou a bola estava na condição irregular.
A pressão grená aumentou, mas as jogadas não avançavam da intermediária do Fortaleza, que passou a jogar todo atrás da linha da bola. Aos 35, o lateral do time cearense Pablo foi expulso, deixando o Caxias em vantagem numérica por pouco mais de 10 minutos.
Porém, o jogador a mais não refletiu em campo e o Fortaleza apenas administrou o resultado para garantir sua vaga na segunda fase da competição. Mais uma vez, o Caxias não consegue avançar na Copa do Brasil.