O Caxias terá um desafio que historicamente tem se mostrado indigesto para o clube na última década. Não é o Fortaleza-CE, rival das 19h15min desta quarta-feira (17), no Estádio Centenário. O grande obstáculo é a própria competição. A última vitória grená na Copa do Brasil foi há 10 anos, na edição de 2011.
Naquele ano, o time teve também sua melhor participação na Copa do Brasil. Na estreia, no dia 16 de fevereiro, vitória por 5 a 0 sobre o Ceilândia, no Distrito Federal, e classificação garantida à segunda fase sem a necessidade da realização do jogo da volta. Os gols do time comandado por Lisca foram marcados por Neto Gaúcho, Lima (duas vezes), Pedro Henrique e Éverton.
Na segunda fase, o rival foi o Botafogo-PB. Em João Pessoa, no dia 16 de março, o zagueiro Marcelo Ramos fez o gol da vitória do Caxias por 1 a 0. Na volta, em 6 de abril, a classificação grená foi confirmada com novo triunfo, por 3 a 1. Com Ricardo Colbachini interino no comando do time, Marcelo Ramos, Lima e Gerley fizeram os gols grenás. Charles Vagner descontou para os paraibanos. E essa foi a última vez em que o Caxias saiu vencedor e classificado de um jogo da Copa do Brasil.
Nas oitavas de final, o adversário foi o Coritiba. No Paraná, no jogo da ida, o Coxa aplicou um sonoro 4 a 0. Na volta, no Centenário, os paranaenses venceram novamente, desta vez por 1 a 0.
A partir de então, o grená acumulou eliminações na primeira fase e sem vencer. Em 2013, o time perdeu para o Resende, no Rio de Janeiro, por 2 a 1. Na volta, em casa, empate em 0 a 0. Em 2015, o rival foi o Capivariano, mas o roteiro foi o mesmo. Derrota por 3 a 0 no interior paulista no jogo de ida e empate em 0 a 0 na volta.
Nas duas últimas participações grenás na Copa do Brasil, o modelo da competição na fase inicial mudou. O time melhor ranqueado na CBF joga por um empate. Em 2018, contra o Athletico-PR, e no ano passado, contra o Botafogo-RJ, o Caxias jogou em casa e com a necessidade de vitória. Nas duas oportunidades, os adversários fizeram valer o regulamento e garantiram a classificação com um empate — 0 a 0 contra os paranaenses e 1 a 1 contra os cariocas.
A partida diante do Fortaleza, nesta quarta-feira, será a chance do Caxias quebrar essa escrita de uma década de insucessos no torneio.