O Caxias começa nesta quarta-feira (17) uma nova missão em 2021. Enquanto no Campeonato Gaúcho segue invicto e tem mostrado evolução, a partida diante do Fortaleza, a partir das 20h, no Estádio Centenário, coloca a equipe grená em uma nova competição. Avançar para a segunda fase da Copa do Brasil pode ser a afirmação do time do técnico Rafael Lacerda logo no início da temporada.
Depois de duas vitórias e um empate no Estadual, ganhar será essencial para o Caxias nesta noite. Pelo regulamento da Copa do Brasil, o visitante, melhor classificado no ranking da CBF, joga pelo empate para avançar de fase. Assim, a equipe de Lacerda precisará fazer gols no Centenário.
No entanto, o treinador grená sabe dos perigos que esse tipo de regulamento geram ao time.
— O risco é que tu não pode se expor. Tem que jogar um jogo muito consciente. Tem que ser inteligente para fazer esse tipo de partida. Não adianta no início do jogo querer exercer pressão. Pode fazer, mas organizado — afirmou Lacerda, que já prevê possibilidades que a partida pode oferecer:
— Não pode fazer loucura nesse jogo. Se está chegando no final do jogo e começa a pensar estratégias. Na pré-temporada, já treinamos situações pensando nesse jogo. Nem sabíamos quem era o adversário, mas já trabalhamos coisas que se tiverem que ser usadas, já foram treinadas. Mas tem que estar muito ligado para não confundir a questão de ter que ganhar com a ansiedade para buscar o resultado.
No ano passado, o Caxias foi desclassificado em casa após empatar por 1 a 1 com o Botafogo-RJ. Naquele confronto, o grená foi melhor, teve dois pênaltis não assinalados a seu favor, e viu a vaga na segunda fase escapar.
Aquele confronto serve como exemplo para o time, mas deixa a lição para que o time dê algo mais.
— Tudo serve como motivação. Falei com os atletas. Tu deixa uma boa impressão, mas passados um ou dois dias, ninguém lembra mais. Me apego na frase que o Renato (Portaluppi) usou na final do Campeonato Gaúcho. Realmente o Caxias jogou muito, mas um mês depois vão lembrar que o campeão foi o Grêmio. E é verdade — concluiu Lacerda.
A Copa do Brasil é a chance do time mostrar sua evolução em campo, mas também de adicionar mais um pouco de dinheiro aos cofres grenás.