Faltando pouco mais de uma semana para o início do Gauchão, o Caxias tem avançado a cada dia na sua preparação antes do primeiro campeonato do ano. Mesmo que a estreia grená não deva ocorrer no fim de semana do dia 27 e 28 de fevereiro, o time do técnico Rafael Lacerda deve chegar muito bem fisicamente para o Estadual.
O preparador físico do clube, Samir Omieri, sabe dos desafios que a competição trará para os seus jogadores.
— (O Gauchão) É muito duro, difícil e a questão física é primordial. Por isso, temos que estar com os atletas fortes, bem fisicamente e estruturalmente para que possam suportar os jogos, porque a exigência é muito grande — afirmou Omeiri.
Samir é remanescente da comissão técnica da temporada 2020. Assim como ele, boa parte do grupo de atletas seguiu para mais um ano no clube. Isso facilitou para que o período da preparação fosse otimizado no Estádio Centenário.
— Com a permanência de 50 a 60% do grupo, ficou mais fácil para alguns trabalhos. Quem sentiu um pouco mais foram os atletas que chegaram depois para pegar o ritmo, a maneira que estamos conduzindo o trabalho, mas estão ficando todos em um nível bem interessante — avaliou o preparador, que espera repetir os bons resultados no desempenho físico dos atletas:
— Em 2020, foram números muito proveitosos. Agora, estamos trabalhando para isso. Para que possamos fazer igual ou até melhor.
No sábado (20), o Caxias vai para seu quarto teste na pré-temporada. A partir das 17h, no Estádio do Vale, a equipe grená enfrenta o Novo Hamburgo, no primeiro amistoso fora de casa. Ainda em um ritmo bem intenso nos trabalhos físicos, a atividade contra outras equipes são consideradas fundamentais para o preparador:
— Jogos-treino são super importantes porque precisamos de minutagem (de jogo). Hoje, estamos em um nível bem interessante da questão da preparação física. E partimos para o quarto jogo para dar minutagem aos atletas e chegarmos bem no Gauchão.
Enquanto a dupla Gre-Nal ainda está jogando e os times das Séries B e C do Brasileiro começaram recentemente os treinamentos, o Caxias está na frente na preparação. A situação, ocasionada pela precoce eliminação grená na Série D do Brasileiro, é comemorada por Omeiri.
— Nós gostaríamos de estar em um outro momento, mas se o momento nos permitiu um início de pré-temporada de 30 ou 40 dias, estamos aproveitando ao máximo isso — declarou o preparador, que admitiu que a partir da próxima semana o ritmo deve ser mais tranquilo nos treinamentos físicos:
— Perto da estreia a gente já diminui um pouco a carga, para que eles possam chegar mais inteiros nos jogos.