O zagueiro Guilherme Mattis é uma das oito contratações do Caxias para o início da temporada 2021. O jogador de 30 anos começará o ano como titular na zaga ao lado de Thiago Sales. O período que antecede as competições tem ajudado o experiente atleta na adaptação ao clube e a cidade.
— Estou muito feliz com o que estou vivendo. A cidade é muito boa. Todos os amigos que já moraram aqui dizem que a cidade é boa. A estrutura do clube, então, nem se fala. Na primeira semana de clube, eu já liguei para o meu assessor e para minha família e disse: o Caxias está na divisão errada. Futebol é dentro de campo e sei que tem uma pressão muito grande pra cima do clube. O Caxias tem uma estrutura maravilhosa — disse Guilherme Mattis, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Na apresentação oficial, em janeiro, Mattis revelou que as pessoas olham para ele e já sabem que ele é zagueiro. O estilo de jogo e a imposição ajudam nessa constatação.
— Eu acho que a estatura ajuda um pouco. Muitos perguntam se sou goleiro também, mas pela experiência da carreira, precisamos nos impor, falar firme, ter uma entonação ríspida as vezes. Eu não gosto de usar chuteira colorida. Se o atacante não respeitar, já perde pra ele no primeiro duelo. Claro, que isso é conversa de bastidores e brincadeira. Muitos olham e já dizem que sou zagueiro — afirmou Mattis, que comentou sobre Thiago Sales, seu companheiro de defesa:
— O Thiago é um grande jogador, muito técnico. Ele tem muita tranquilidade e experiência. Normalmente, a gente espera zagueiros mais simples e o Thiago pode dar uma bola na fogueira e ele consegue sair jogando. Ele está me ajudando muito. É importante estar no lado de alguém que pode te ajudar a melhorar. A disputa é boa, porque os outros zagueiros são muito bons também.
É um time muito bom. Cada posição tem jogadores de muita qualidade.
GUILHERME MATTIS
Zagueiro do Caxias
Mesmo com pouco tempo de trabalho no Caxias, Guilherme Mattis elogia os companheiros e a qualidade técnica do grupo grená:
— É um time muito bom. Tem peças de muita qualidade. Cada posição tem jogadores de muita qualidade e isso só facilita o trabalho da comissão. Estamos entendendo bastante o que eles pedem. Estou muito empolgado com o trabalho do Lacerda e de todos.
O primeiro desafio será o Gauchão, mas o grande objetivo segue sendo o acesso para a Série C. O Caxias tem buscando esse êxito, nos últimos três anos, mas não tem alcançado. Mattis entende que isso ainda vai acontecer:
— Quando cheguei e conversei com o pessoal, falei que me lembrava muito o Fortaleza na Série C que ficou sete ou oito anos. Quando começa a bater muito na trave, chega uma hora que não jeito e conquista. Essa insistência tenho certeza que vai vim. Espero ajudar.