Às vésperas de realizar o segundo jogo-treino da pré-temporada, o Caxias já tem situações que começam a ficar mais claras para o técnico Rafael Lacerda. No sábado (6), contra o Esportivo, o treinador grená deve mandar a campo um esboço do time titular que vai estrear no Campeonato Gaúcho.
Entre aqueles que devem ganhar a oportunidade entre os primeiros titulares de Lacerda, o zagueiro Guilherme Mattis deve sair na frente por uma das vagas no sistema defensivo. O jogador chegou para a temporada 2021 e já marcou no primeiro teste da pré-temporada.
Em pouco tempo no Estádio Centenário, o jogador já observa as diferenças no trabalho realizado no Caxias.
— Estou muito feliz aqui. Estamos terminando a quarta semana e a comissão técnica está sempre conversando, mostrando para nós o que eles querem para a temporada. É importante esse diálogo entre comissão técnica e atleta. Às vezes atleta fica treinando muito, vira um robô e não sabe porque está fazendo. E aqui é totalmente diferente. A comissão está sempre aberta para o diálogo e isto é importante para mim e para todos — afirmou o zagueiro.
Contra o sub-20 do Grêmio, no sábado passado (30), Mattis fez o terceiro da vitória por 3 a 0. Mesmo sabendo da relevância de marcar gols, o zagueiro mostra empolgação com outra função:
— Minha primeira função é defender e fico mais feliz de não ter sofrido o gol enquanto estive em campo do que fazer. Mas quem faz gol sempre se destaca mais e é importante para dar confiança. A disputa está muito sadia, isso só tem a agregar ao elenco e ao Caxias.
Depois de enfrentar uma equipe de categoria de base, o teste deste sábado será contra um futuro adversário no Gauchão. Até por isso, o embate com o Esportivo já será um aquecimento para o que vem pela frente.
— Já começa a sentir o gostinho do campeonato, já sabe que está chegando o dia da estreia. Vamos jogar contra uma equipe que é cascuda, que está se preparando como a gente. Começa a aumentar a responsabilidade e é isso que o jogador tem que ter. A responsabilidade, essa gana de enfrentar esses times que vão jogar o campeonato, que é muito importante — concluiu Mattis.