O Caxias iniciou a pré-temporada na última segunda-feira (11), visando as competições de 2021 — Gauchão, Copa do Brasil e Série D. Nesta temporada, o clube manteve 20 jogadores e a comissão técnica, comandada pelo treinador Rafael Lacerda. A continuidade do grupo é tida como um fator positivo para que neste ano o grená repita o bom Estadual de 2020.
— O grupo permaneceu boa parte, a gente se conhece muito bem. Temos nos cobrado desde o primeiro dia. Então, as expectativas são as melhores possíveis. Acredito que isso pode ser um ponto forte sim na temporada 2021 — projeta o lateral-direito Ivan.
Serão pouco mais de 40 dias de preparação para a estreia do Estadual, quando o Grená receberá o Grêmio no Estádio Centenário. Neste período, o Caxias realizará quatro jogos preparatórios. O primeiro será diante do time de transição do Grêmio, no dia 30 de janeiro.
— Além dos quatro jogos, a gente trabalha muito diariamente. Acredito que sim o tempo é suficiente. Os jogos (também) para a gente começar o Estadual com ritmo de jogo.
Em relação a times como Juventude, Brasil-Pel, Ypiranga e a dupla Gre-Nal, que ainda estão disputando competições nacionais, o Caxias terá uma pré-temporada maior. Esse poder ser um fator positivo para que o grená fique, novamente, entre os melhores do Gauchão.
— Tem toda o lado pró e contra. As equipes que estão jogando as competições nacionais vão vir com ritmo maior de junto. Então, acho que a gente tem que se preparar bem. O tempo é hábil, os amistosos vão ajudar muito, mas acredito que pode ser um fator positivo sim.
Gauchão 2021
Para esta temporada, a FGF anunciou uma mudança de fórmula em relação aos anos anteriores. Desta vez, os clubes disputarão apenas 11 jogos na fase classificatória. Sendo assim, é o fim do turno e returno na primeira etapa da competição. Com isso, os times não podem oscilar.
— Eu acho que independente da fórmula, a gente tem que se concentrar em fazer boas atuações. Como mudou a fórmula, a gente tem que ser um time consistente. A gente foi durante o Gauchão do ano passado. Então, independente da fórmula, temos que manter essa consistência — entende o lateral-direito do Caxias.
A estreia do Caxias deve ocorrer no dia 27 ou 28 de fevereiro, diante do Grêmio. No entanto, caso o Palmeiras derrote o Santos na final da Libertadores e dispute o Mundial, a final da Copa do Brasil, contra o Tricolor Gaúcho sofrerá alterações e, consequentemente, o primeiro jogo do Gauchão será adiado.