O Juventude entra, a partir das 21h30min desta quinta-feira (29), em outro patamar da Copa do Brasil. Depois de avançar quatro fases e ser um dos cinco sobreviventes dos 80 clubes que iniciaram a primeira parte da competição, a equipe alviverde começa as oitavas de final, etapa do torneio em que os participantes da Libertadores da América são inseridos no certame.
Logo de cara, o Grêmio, em sua imponente Arena. O clássico regional, cercado de história e de recentes polêmicas, pode ser considerado por muitas pessoas como fácil para o time de Porto Alegre. No Juventude, o pensamento é de concentrar apenas para quando a bola rolar.
— Nós, do Juventude, estamos muito felizes em estar entre as 16 melhores equipes da Copa do Brasil. Isso já fala por si só da qualidade da nossa equipe. Não quero entrar nesse mérito, o importante é a gente entrar concentrado. Nada do que a gente fale antes do jogo vai mudar o que temos que fazer, vai aumentar ou diminuir nossa responsabilidade — afirmou o técnico Pintado, acostumado ainda como jogador a atuar em grandes equipes do futebol brasileiro e ciente da rodagem de seu grupo de atletas:
— Temos uma equipe muito experiente. Podemos citar jogadores que já tiveram grandes conquistas, estiveram em grandes equipes. Eu já estive do outro lado também, sei como é, sei do respeito do Grêmio para com a gente. E assim vai ser da nossa parte também.
No G-4 do Brasileiro da Série B, o Juventude pode aparecer ainda mais na temporada caso elimine o Grêmio. Em 2016, por exemplo, passou pelo São Paulo, nas oitavas, e só foi eliminado para o Atlético-MG, nos pênaltis, nas quartas. O incentivo financeiro e a motivação por ter feito grandes jogos contra times da elite levou o alviverde, então treinado por Antônio Carlos Zago, ao acesso na Série C e impulsionou a carreira de muitos jogadores.
Para Pintado, não é possível definir uma comparação entre o desejo pelo acesso e o impacto que avançar em cima do Tricolor causaria:
— A gente quer tudo. Temos sonhado muito. Trabalhado mais do que ficado só no sonho, para conquistar todos os objetivos que até agora conseguimos. Temos esse confronto importante, que também é um objetivo, porque sabemos das dificuldades. Mas não gostaria de priorizar, porque esse grupo demonstra todos os dias que quer chegar o mais alto possível.
É um momento especial para o Juventude. Depois de passar por Coruripe-AL, XV de Piracicaba-SP, América-RN e CRB-AL, o desafio contra o time de Renato Portaluppi pode representar o grande pulo do Papo para mostrar que está pronto para retornar à elite em 2021. Para isso, controlar o emocional será importante.
— Todos nós estamos muito ansiosos para jogar uma partida como essa. Nós que já vivemos esse momento, sabemos o quanto é legal poder participar, o quanto temos que valorizar. Ainda assim, respeitando com muita humildade um adversário como é o Grêmio. Mas também queremos mostrar nossa qualidade — afirmou Pintado, que espera o algo a mais para o jogo na Arena:
— Não tenho dúvidas do que fizemos até agora. É muito bom, mas, para você encarar um grande adversário, precisa superar seus limites.