A derrota do Caxias por 2 a 0 para o Juventude no clássico Ca-Ju desta quinta-feira (23), no Estádio Alfredo Jaconi, encerrou uma sequência de cinco anos que o grená não era derrotado pelo seu principal rival. A última vez em que o time do Centenário havia perdido para o alviverde foi em 2015, pelo Gauchão, por 1 a 0, também no Jaconi.
Para o técnico Lacerda, o fim do período de invencibilidade no clássico não traz um peso maior para o time na sequência da temporada.
— A gente não queria perder o clássico, sempre é um jogo muito grande. O Caxias tinha uma hegemonia muito grande. Mas não pesa de forma negativa. Vamos trabalhar em cima dos erros. Comentei isso com os atletas, que fazia muito tempo que o Caxias não perdia em clássicos, mas também muito tempo que não conquista acessos — afirmou o treinador, se referindo às frequentes conquistas em clássicos que não resultaram em sucesso total ao final dos anos:
— Nos últimos cinco anos, acho que o Caxias venceu todos, mas não conquistou grandes objetivos, como acesso e títulos importantes. Esse ano já conquistamos um título (primeiro turno do Gauchão). Mas claro que a gente não gosta de perder. Talvez seja o ano que quebrou essa sequência de vitórias e se tenha mais conquistas. Ano passado, a gente venceu por 3 a 0 aqui, acabou que não tivemos o acesso e o Juventude teve. Vamos ver se ano quebra a escrita.
O treinador preferiu não colocar a culpa no longo tempo de inatividade da equipe como uma das razões para a derrota. Segundo ele, todas as equipes passaram pela mesma condição. Mesmo entendendo que a sua equipe apresentou pontos positivos, Lacerda admitiu os méritos do adversário:
— O Juventude mereceu a vitória. É inegável. Foi superior. Mas acho que o Caxias fez um bom jogo. Até tomarmos o gol, estávamos melhor na partida, estávamos criando. Não conseguimos encaixar a marcação, principalmente dos meias do Juventude, jogadores que vinham por dentro. Acabamos levando o gol e nos perdemos um pouco no primeiro tempo. Ajustamos para o segundo, fizemos uma troca. Daí leva aquele segundo gol no contra-ataque, perde uma dividida. E fica mais difícil.
Na próxima rodada, o Caxias recebe o Pelotas, no Estádio Centenário. A partida está marcada para o domingo (26), mas o clube grená aguarda a oficialização da realização desta partida por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).