Com as saídas de Sidimar e Diego Ivo, que não renovaram seus contratos ao final da Série C, o Juventude foi ao mercado para buscar reforços para o seu sistema defensivo para a temporada 2020. Até o momento, três novidades foram confirmadas. Participaram do primeiro mês de pré-temporada os jovens Odivan, de 20 anos, formado no clube e promovido aos profissionais, e Reynaldo, 22, contratado junto a Ponte Preta.
No dia 2 de janeiro, data de apresentação dos reforços e dos demais atletas que estavam de férias, chega ao Estádio Alfredo Jaconi o experiente Edcarlos, 34 anos. Eles juntam-se a Genilson, 29 anos, que disputou 38 jogos em 2019, e Victor Salinas, 27 anos e com 12 partidas.
No entendimento da comissão técnica e direção de futebol do Juventude, a chegada de um jogador com o currículo de Edcarlos, formado no São Paulo, clube pelo qual conquistou o Mundial de Clubes, a Copa Libertadores e dois Brasileirões, e com passagens por Seleção Brasileira Sub-20, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Benfica, vai acrescentar experiência ao elenco alviverde que disputará o Gauchão, a Copa do Brasil e o Brasileiro Série B em 2020.
O sentimento é compartilhado pelos jogadores. Principalmente por aqueles que atuarão mais próximos de Edcarlos no gramado. Genilson, um dos líderes do elenco, destaca a importância de contar com jogadores com várias conquistas ao longo da carreira.
— Ele pode acrescentar muita coisa para o grupo. É sempre importante ter jogadores vencedores, para que possamos aprender com eles e que eles também possam aprender conosco — disse Genilson.
Em uma projeção de equipe ideal do Verdão, considerando que outro zagueiro não será contratado, a dupla de Marquinhos Santos em 2020 deve ser formada por Genilson e Edcarlos. Entretanto, como o defensor deixou o Vitória em setembro e não realiza um jogo oficial desde abril, a tendência é de que não inicie o Gauchão entre os titulares. Abrirá, portanto, uma lacuna que Sallinas, Reynaldo e Odivan podem aproveitar.
Titular ao lado de Genilson no primeiro jogo-treino da pré-temporada, Reynaldo está na frente na disputa por uma vaga na equipe titular. O zagueiro considera a presença de Edcarlos no grupo um incentivo para uma competição em alto nível pela titularidade.
— Ele vai nos ajudar bastante. Nos motiva saber que tem um jogador de grande nível no grupo para nos apoiar – disse Reynaldo, que em janeiro servirá a seleção gaúcha sub-23 em dois amistosos contra o Uruguai, que se prepara para o torneio pré-olímpico de futebol masculino, na Colômbia.
CHANCE PARA A BASE
Durante o Estadual de 2019, o Juventude deu oportunidades ao zagueiro Douglas Tomazi, também formado no clube. O atleta de 23 anos vinha de empréstimos para Glória, Inter de Lages e Lajeadense, e participou de cinco jogos do Gauchão. Não conseguiu afirmação.
Agora, quem esteve emprestado ao clube de Lajeado e está de volta ao elenco profissional do Verdão é Odivan, que vê a nova chance no grupo principal como uma oportunidade de agregar experiências com os defensores mais velhos, inclusive Edcarlos.
— É um cara de currículo fenomenal. Ele vai nos trazer muita experiência e bagagem. Vou sempre ficar atento ao que ele pode trazer de ensinamentos, principalmente para mim, que sou mais novo. Gosto de sempre estar ouvindo o que os atletas mais experientes têm a passar — comentou Odivan.