O Juventude tem uma missão para as próximas nove rodadas do Campeonato Brasileiro da Série C: repetir ou melhorar o que fez no primeiro turno da competição. Os 15 pontos somados nos nove primeiros confrontos são metade do que a comissão técnica alviverde planeja de pontuação necessária para garantir a passagem para os mata-matas.
A atual marca de 55% de aproveitamento da equipe do técnico Marquinhos Santos colocaria o Papo com 30 pontos aos final da fase de classificação.
Baseando-se no que já foi feito desde que a Terceira Divisão passou a ter dois grupos com 10 times, em 2012, quem chegou aos 30 pontos jamais ficou de fora das quartas de final. A maior pontuação de quem não foi aos matas no grupo B, que sempre recebeu os gaúchos, foi 29: do Tombense, em 2016, e do próprio Juventude, em 2015.
A pontuação almejada pelo Ju pode garantir mais do que simplesmente a passagem de fase, mas também a vantagem de jogar em casa nas quartas de final. Desde 2012, em quatro oportunidades o time que ficou na segunda colocação teve no máximo 30 pontos – Duque de Caxias, em 2012 (29 pontos), Vila Nova-GO, em 2013 (29), Portuguesa, em 2015 (30), e Tupi, em 2017 (28 pontos).
Leia mais
Com 10 dias sem jogos, Juventude aproveita período para recuperar jogadores e confiança
Intervalo: Jogo parecia tranquilo e se transformou em uma dura goleada para o Juventude
Com segundo tempo irreconhecível, Juventude é goleado pelo Ypiranga
O fator positivo para o Juventude conseguir seu objetivo é o mando de campo. Das nove partidas restantes na fase de classificação, cinco serão no Alfredo Jaconi. Com isso, se vencer os jogos no seu estádio, o time do técnico Marquinhos Santos aguardará o adversário do grupo A na próxima fase. No turno, a equipe alviverde atuou em quatro oportunidades em casa, venceu três e empatou uma.
O primeiro desafio será diante do Luverdense, no dia 1º de julho, segunda-feira, no Alfredo Jaconi. Para o confronto, Marquinhos poderá contar com Braian Rodríguez, que cumpriu suspensão. Por outro lado, Vidal e Sidimar são desfalques pelo mesmo motivo.