Aos poucos, os caxienses vão ouvindo novas palavras e gírias pelas ruas da cidade. Em algum momento, você vai ouvir uma pessoa reduzir a palavra quilômetros para simplesmente "10k". Se você estranhar ela te contar que fez 10k, poderá piorar quando citar o "peace" de 5 minutos e 16 segundos – tempo que o corredor leva para percorrer um quilômetro. Convite para fazer um “longão” no domingo de manhã, que são treinos acima de 10k, está se tornando cada vez mais normal. São efeitos do crescimento da corrida nos últimos anos e que se refletem em números de equipes ou treinos em vários locais.
Assim, a cidade está, aos poucos, tomada por pessoas correndo pelas ruas. E este número vai aumentar neste domingo de manhã, quando ocorre a 2ª Meia-Maratona de Caxias do Sul. A corrida vai fechar algumas ruas do centro e deixar outras parcialmente bloqueadas. Elas ficarão inteiramente à disposição de 1.131 corredores que farão percursos de 3, 5, 10km e a meia-maratona (21 quilômetros).
– Eu acho que vai ser bem legal. Ganhar a meia-maratona é um pouco mais difícil, mas vai ser para turistar, tirar fotos e ver os vizinhos que vão estar nos assistindo – destaca a corredora Tatiele Henker Mackert.
A farmacêutica de 29 anos iniciou no esporte há um ano e meio. Os primeiros trajetos foram percorridos nos treinos das segundas-feiras promovidos pela loja Girardi Sports. Foi ali que ela conheceu e ingressou na equipe Fugindo da Genoveva. E, a partir daí, pegou gosto pelo esporte e pelas provas.
Por mais que pratique o esporte há algum tempo, esta será a primeira vez que ela correrá uma prova de 21k no asfalto. As corridas em trilhas chamaram mais a atenção dela neste período. Por isso, a Meia-Maratona de Caxias será um ambiente novo para a farmacêutica. Uma prova que exigirá resistência e controle do corpo. Aquilo que o esporte mais ensinou a Tatiele.
– Sou uma pessoa muito ansiosa e a corrida me ajudou muito com isso. Você não vai correr de 5 para 21k de um dia para o outro. Tem que sentir o seu corpo, não dá para sair correndo de qualquer forma. Você aprende muito sobre si mesmo e quanto consegue controlar o seu corpo – ensina.
A segunda edição terá quatro modalidades, inclusive uma categoria dedicadas a paratletas. Um acréscimo de 40%, em relação à edição passada. As largadas ocorrerão na frente da Prefeitura de Caxias do Sul, com diferença de 15 minutos entre cada categoria. A estrutura estará montada no estacionamento da Prefeitura e terá área para café da manhã aos atletas, além de food trucks para o público em geral.
Horários das provas
21km (meia-maratona): 411 inscritos
Largada às 7h
10km: 322 inscritos
Largada às 7h15min
5km: 376 inscritos
Largada às 7h30min
Paratletas (3,4km): 22 inscritos
Largada às 7h35min
O percurso da Meia-Maratona
A largada será na Alfredo Chaves. Após, a corrida segue pela Sinimbu, Angelina Michelon, Júlio de Castilhos (Imigrante) e regressa para a Rua Os Dezoito do Forte. Na sequência, passa pela Feijó, Machado de Assis e La Salle até a Júlio. Pela avenida, ingressa na Perimetral até a rótula da Humberto de Campos, volta e entra na Pio XII. Percorre a Moreira, entra na Sinimbu e sobe até a Treze. Daí, retorna à prefeitura.
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade começa os bloqueios das vias onde passarão a corrida por volta de 6h30min. Alguns trechos serão totalmente bloqueados. Outras vias serão parcialmente. Conforme o último corredor da meia-maratona passar pelas vias, elas serão liberadas. A expectativa que por volta de 11h o trânsito esteja normalizado no Centro. Apenas a Rua Alfredo Chaves, na Prefeitura, deve ser liberada próximo ao meio dia.
Vias bloqueadas
>>> Alfredo Chaves, na frente da Prefeitura
>>> Sinimbu, após a Praça Dante Alighieri até a BR-116
>>> Angelina Michelon e Júlio de Castilhos, no bairro Lourdes (liberação às 8h30min)
>>> Rua Teixeira Mendesz Pio XII
>>> Rua Os Dezoito do Forte (previsão de liberação do trecho da Angelina Michelon até Treze de Maio às 8h30min)
>>> Rua Feijó Júnior (bloqueio começa na Olavo Bilac e previsão de liberação é 9h30min)
>>> Moreira César (no trecho da Pio XII até a Sinimbu)
Vias parcialmente bloqueadas
>>> Avenida Júlio de Castilhos (trecho entre a rua La Salle até a Perimetral Oeste)
>>> Perimetral Oeste (via que liga a rótula da Júlio até a rótula dos Pavilhões)
>>> Perimetral Norte (pista que liga rótula dos Pavilhões até a BR, na rótula da Humberto de Campos)
>>> Sinimbu (até a Marquês do Herval, pistas da esquerda estarão liberadas aos veículos)