Ele tem um histórico interessante nas categorias de base do Juventude e agora é o novo titular do time principal. Vai jogar a partida de volta da semifinal da Série D do Brasileiro, sábado, contra o Tupi-MG, em Juiz de Fora. Airton, 19 anos, será o substituto do lesionado André Sangalli.
Em vídeo, relembre o histórico gol feito por Airton com apenas um chute que cruzou todo o campo, na semifinal do Gauchão Sub-17, em 2010:
Em 2010, ele ficou conhecido no país inteiro por marcar um golaço em um clássico Ca-Ju sub-17, no Estádio Centenário. Na ocasião, ao repor a bola em jogo, mandou um balão de sua grande área, a bola quicou na intermediária adversária, encobriu o goleiro do Caxias e foi parar no fundo da rede. O vídeo bombou no site do pioneiro.com e teve mais de 80 mil exibições. Airton foi atração na Globo, no Sportv, ESPN/Brasil e vários outros canais de televisão.
Agora, em 2013, ele também chamou a atenção na base. Foi um dos destaques do time campeão gaúcho de juniores. Pegou vários pênaltis na campanha do título do Juventude, inclusive na final diante do Inter, em Alvorada.
Pela primeira vez vai atuar como titular da equipe principal do Juventude, comandada pelo técnico Lisca. Quem sabe, ele apronte mais uma, classifique o time para a final e depois seja campeão brasileiro da Quarta Divisão.