A APAHAND/UCS/Fátima Saúde estreia hoje na Copa do Brasil de Handebol Feminino: será às 16h contra o Maringá. A competição que ocorre em Umuarama, Paraná, conta com oito equipes divididas em dois grupos. As gaúchas ficaram no grupo B e enfrentarão também Handebol Clube da Paraíba e Itajaí, de Santa Catarina.
Diferente de outras competições, a Copa tem curta duração, o que pode tornar qualquer erro fatal.
- A Liga dura quatro meses, já a Copa, apenas uma semana. Não há margem para erros. Ano passado, perdemos uma partida que não podíamos ir mal, e ficamos para trás na disputa. Se alguém se machuca, também não há tempo para recuperação.
Na busca pelo título, dois reforços foram trazidos, a uruguaia Paula Fynn, de 25 anos, ponta-direita, e armadora-esquerda, Shayane, de 26 anos. A estrangeira conta por que veio parar em Caxias do Sul:
- Quis seguir crescendo como jogadora. Aqui tenho melhores condições de treino e posso enfrentar equipes mais fortes. No Uruguai o handball ainda é amador. Estou aqui só para jogar, lá precisava trabalhar em outra atividade e, depois, treinar.
Fynn chegou ao país há pouco tempo, estava disputando o Campeonato Pan-americano com a Seleção Uruguaia. O Brasil ficou em primeiro lugar e a Celeste em quinto.