Foi disputando muitas peneiras que o centroavante Carlos Eduardo Alves Albina aprendeu o necessário para chegar ao profissionalismo. Mais conhecido como Zulu, o goleador do Juventude completa 29 anos nesta quarta-feira e dá a letra para os pequenos que buscam a grande chance na Peneirinha Gillette.
- Tem que jogar com alegria, foi assim que eu passei. E não pode desistir na primeira chance, às vezes você não está em um dia legal, não consegue fazer a jogada que quer. É jogar o que sabe, não inventar nem fazer firula, não é isso que eles (os avaliadores) querem - ensina.
E foi graças à perseverança que Zulu despontou para o futebol. Ele disputou diversas peneiras para atuar na dupla Gre-Nal. Aos 13 anos, foi aprovado em um teste para o Inter, mas não dispunha de muitas condições financeiras para custear o deslocamento ao Beira-Rio três vezes por semana para os treinamentos.
Alguns anos depois, conseguiu ingressar na categoria juvenil do Brasil-Fa, onde ganhou sua primeira oportunidade em um clube. Depois, foi para o Novo Hamburgo, onde profissionalizou-se, chegou ao Grêmio e deu a largada em seu vasto currículo, com passagens por mais de uma dezena de times Brasil afora.
Em boa fase, o camisa 9 alviverde marcou duas vezes no último jogo pela Série D do Brasileiro, mas destaca que o coletivo deve sempre prevalecer:
- Sempre fiz muitos gols por onde passei e agora estou contente num todo, porque não adianta fazer os gols e a equipe não ganhar. Troco um gol por uma vitória.
As inscrições para a Penerinha Gillette estão encerradas pelo site. Agora, os meninos podem se inscrever apenas no dia da seletiva. Em Caxias do Sul, ela ocorre nos dias 08 e 09 de setembro, no Estádio Municipal. É necessário estar acompanhado de um responsável e levar comprovante de matrícula e frequência escolar.