Após uma edição histórica em 2023, a 33ª Mercopar, que se inicia em 15 de outubro e vai até o dia 18, em Caxias do Sul, começa a ganhar forma. Para seguir o ritmo de crescimento, o Sebrae RS e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), realizadoras do evento, prometem algumas novidades.
A feira de inovação industrial segue sendo realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva. Neste ano, os 38 mil metros quadrados do espaço serão totalmente ocupados. No entanto, há um acréscimo na área destinada aos expositores. Serão dois mil metros quadrados a mais, totalizando 16 mil metros quadrados.
Esse espaço deve receber mais de 550 expositores brasileiros — incluindo cem startups — e um da China. Serão empresas dos setores de tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Realizada desde 1992 de forma ininterrupta, a Mercopar é considerada uma das maiores feiras industriais da América Latina. Além de fomentar novos negócios, o networking e as palestras fazem parte do cronograma. A organização já confirmou ao menos 11 temas inéditos que serão abordados ao longo dos três dias de evento, são eles:
- Novos Humanos - Novos Futuros para o trabalho e o consumo;
- Sustentabilidade 4.0: Inovando para um Futuro Verde;
- Inteligência Artificial na Indústria: transformando dados em decisões;
- Digital Twins: Conectando o Mundo Real ao Virtual para Inovação Industrial;
- Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture;
- Building Descarbonização em Números: Decifrando os Dados;
- Do Papel à Prática: Desvendando Processos e Leis da Descarbonização;
- Inteligência artificial em operações industriais;
- A Revolução da Agricultura Digital”, “Fórum Cadeia Automotiva;
- Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas;
- Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital.
Para gerar negócios antes e depois da feira, o Projeto Comprador conta com dois encontros a mais neste ano, com temas inéditos. A iniciativa, realizada de forma online, conta com agenda para indústrias automotivas e empresas offshores, navais e petrolíferas.
Além disso, em sua 33ª edição, a Mercopar tem a meta de fechar 10 milhões de dólares em negócios nas rodadas com compradores internacionais, o que representaria um crescimento de 10% em relação ao ano passado.
As agendas presenciais ocorrem nos dois primeiros dias de feira (15 e 16 de outubro) e devem gerar mais de 400 reuniões de negócios entre 25 empresas compradoras internacionais de América Latina e Europa e 120 pequenas e médias fornecedoras brasileiras de diferentes segmentos da indústria.
As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser feitas até o próximo dia 29 pelo Portal de Negócios do Sebrae. Após as inscrições, as empresas passam por uma etapa de análise do perfil de forma a alinhar oportunidades de ofertas e demanda junto à compradora potencial, o chamado “matchmaking”.
No ano passado foram gerados R$ 563 milhões em negócios, número 31% maior que em 2022. Além disso, foram 39,5 mil visitantes, entre a programação presencial e online. Para 2024, porém, o Sebrae e a Fiergs não divulgam estimativas.
Serviço
- O quê: 33ª Mercopar
- Quando: de 15 a 18 de outubro
- Horário: das 13h às 20h
- Local: Centro de Feiras dos Pavilhões da Festa da Uva
- Como participar: entrada gratuita (para maiores de 18 anos) mediante inscrição pelo site que já pode ser feita pelo site da Mercopar
- Realização: Sebrae e Fiergs