O mais conhecido evento industrial do Rio Grande do Sul, a Mercopar chega na sua 33ª edição com a meta de fechar US$ 10 milhões em negócios nas rodadas com compradores internacionais, prática tradicional neste tipo de feira. Se a cifra se confirmar, será um avanço de 10% sobre o ano passado.
O Projeto Comprador Internacional é uma chance de pequenos e médios fornecedores gaúchos engatilharem exportações. Em um processo chamado de "macthmaking", uma consultoria mapeia informações das empresas locais que se inscrevem e marca as reuniões com potenciais importadores, para aumentar a chance de acordo.
— Quanto mais informações sobre produtos e atributos, mais fácil fica — avisa o analista de competitividade do Sebrae-RS Lucas Benites.
O projeto prevê 400 rodadas de negociação entre 25 compradores e 120 fornecedores. A inscrição, gratuita, termina no dia 29. A Mercopar vai de 15 a 18 de outubro. É realizada por Sebrae-RS e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Caxias do Sul.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna