A 32ª edição da Mercopar é oficialmente a maior da história. De acordo com balanço divulgado neste sábado (21), a feira realizada em Caxias do Sul gerou R$ 563 milhões em negócios. O resultado é 31% acima do ano passado, quando o fechamento foi de R$ 430 milhões. O evento, que ocorreu entre os dias 17 e 20 nos pavilhões da Festa da Uva, ainda teve 39,5 mil visitantes, entre a programação presencial e online.
Antes de iniciar, a Mercopar já quebrava recordes. A maior feira de inovação industrial da América Latina já trazia o maior número de expositores em uma única edição. Foram 625 – 113 a mais do que em 2022. Os estandes ocuparam 38 mil metros quadrados de área, seis mil a mais do que na edição passada.
— Seja pelos indicadores de crescimento, pelas conexões geradas ou pela qualidade dos conteúdos apresentados, não temos dúvidas de que a Mercopar atingiu um novo patamar. Com o conceito de evento permanente, lançado durante a Feira, vamos fortalecer ainda mais nossa atuação e levar o leque de oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco na geração de resultados o ano todo — declara o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Promovida pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs, a feira pela primeira vez foi completamente carbono neutro. A temática escolhida para esta edição foi ESG.
A Mercopar recebe empresas de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, além de startups. Conforme comunicado da organização, o evento atendeu ou superou as expectativas para 96,4% das empresas expositoras, que já expressaram a intenção de retornar em 2024.
Projeto Comprador tem destaque
Uma das ferramentas de geração de negócios mais importantes, o Projeto Comprador teve mais de 4,3 mil agendas em quatro dias. Elas conectaram compradores e fornecedores de empresas nacionais e de oito países da América Latina, além de Portugal e Espanha.
Mercopar 365 dias
Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo. Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira –, a marca levará oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco em geração de resultados.