Feira de negócios voltada para os setores de gastronomia, hotelaria e turismo, a 6ª ExpoSegh se encerrou nesta terça-feira (16), após dois dias de atividades, no Centro de Eventos e Feiras da Festa da Uva. Cerca de 1,5 mil profissionais e estudantes participaram do evento que ofertou 200 produtos e serviços de 60 expositores e finalizou com uma prospecção de R$ 4 milhões em negócios.
A feira, promovida pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) da Região Uva e Vinho, reuniu expositores de 19 macrossegmentos. Nesta edição, algumas áreas inéditas do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo marcaram presença. Entre as novidades estavam os segmentos de acessibilidade e mobilidade, higienização e blindagem, acessórios, alimentos (orientais, sementes, sem glúten e sem lactose), embalagens, medicina ocupacional e energia limpa e sustentável. Ramos já tradicionais, como tecnologia, equipamentos, bebidas, gastronomia, utensílios, serviços e produtos, também exibiram os respectivos atrativos.
O presidente do Segh Região Uva e Vinho, Marcos Antonio Ferronatto, lembrou que a feira começou em 2016 como um dia de rodada de negócios, com o intuito de aproximar associados de fornecedores. Após quatro edições nesse modelo, em 2023, foi repaginada, tornando-se uma feira de negócios, com dois dias de exposição e mantendo-se com o propósito de promover conexões.
— A edição de 2024 é para saborear vitórias, especialmente pela ampliação de 50% no número de expositores e a prospecção de R$ 4 milhões em negócios. Seguimos mantendo a diversidade na oferta, oportunizando networking, negócios e conhecimento para a cadeia da gastronomia, hotelaria e turismo. Estamos, realmente, celebrando este momento, com a certeza de que muitas outras conquistas virão, graças a um trabalho de muitas mãos. Temos ciência que, para sermos sustentáveis, toda a cadeia, empresários, equipes e fornecedores, precisa ser valorizada e próspera em um grande ecossistema — diz Ferronatto.
Na feira também foi lançado o 1º Simpósio de Segurança dos Alimentos e Bebidas da Serra Gaúcha, que será em outubro, e a 6ª edição do Temperar — Cozinha e Mercado, realizado pelo Segh Jovem, em agosto. Ambos os eventos serão em Caxias.
A visão dos visitantes
Estreando em feiras, Jociane Costacurta Rossi, sócia-administradora de uma marca de alimentos ultracongelados de Bento Gonçalves, diz que está muito satisfeita com a participação:
— É muito bom ouvir de empresários dos mais diversos segmentos que o nosso produto era justamente o que procuravam. Aqui na feira já fechamos agendamentos para apresentação de pratos dentro da cozinha de prospects (pessoa que mostrou interesse pelos produtos ou serviços) — comemora.
Já Mirele Rech, supervisora de uma empresa de refeições industriais com sede em Santa Cruz do Sul, e filiais em Caxias do Sul e nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro, visitou pela primeira vez:
— Tem muitas novidades, coisas que a gente pode levar para a nossa empresa para estar colocando em desenvolvimento.
Frequentadora de várias edições, Jussara Wiprich, sócia-proprietária de restaurante em Carlos Barbosa, destacou a possibilidade de negociações:
— Já visitei diversas marcas que tenho interesse em negociar, entre elas as áreas de fornecimento de gás e máquinas de lavar louça.