A comédia é um dos pontos altos da produção audiovisual nacional. Seja com clássicas, como A Grande Família, ou mais recentes, como Vai Que Cola, essas séries conquistam públicos de diferentes gerações e contam com atuações de grandes atores brasileiros.
Fernanda Torres, premiada como melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro, por exemplo, participou de duas produções que se destacam pelo humor: Tapas e Beijos e Os Normais.
Confira uma lista completa de séries nacionais para para assistir e dar boas risadas. Todas estão disponíveis no GloboPlay.
Nove séries brasileiras de comédia
"Tapas e Beijos" (2011)
Criada por Cláudio Paiva, a série foi exibida entre 2011 e 2015. Com Fernanda Torres e Andréa Beltrão, Tapas e Beijos acompanha Fátima e Sueli, amigas que trabalham em uma loja de aluguel de vestidos de noiva do Djalma, enquanto enfrentam as turbulências das próprias vidas amorosas.
Além das atrizes, a série conta no elenco com Vladimir Brichta, Fábio Assunção, Otávio Muller e Flávio Migliaccio.
"Vai Que Cola" (2013)
Inspirada no teatro e com forte interação com a plateia, Vai Que Cola trouxe um formato inovador para a TV brasileira.
Exibida desde 2013, a série apresenta um elenco versátil e situações hilárias no Méier, bairro carioca. Criada por Leandro Soares, a produção se tornou referência em improvisação e humor espontâneo e segue sendo produzida até hoje.
"A Grande Família" (2001)
Clássico absoluto da televisão, A Grande Família retratou, entre 2001 e 2014, o cotidiano de uma família suburbana do Rio de Janeiro.
Com personagens icônicos como Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), Lineu Silva (Marco Nanini) e Dona Nenê (Marieta Severo), a série equilibra momentos cômicos e emocionantes da família.
"Os Normais" (2001)
Estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, Os Normais marcou os anos 2000 com diálogos inteligentes e um humor ácido sobre relacionamentos.
Com roteiro de Fernanda Young e Alexandre Machado, a série exibida entre 2001 e 2003 apresentou o casal Vani e Rui em situações caóticas e hilárias, tornando-se um marco na TV brasileira.
"Sai de Baixo" (1996)
Com bordões inesquecíveis e uma abordagem teatral, Sai de Baixo foi exibida entre 1996 e 2002, satirizando a classe média paulistana.
Outro clássico da televisão brasileira, a série se destacou pelo improviso e pela química entre os atores, com destaque para Miguel Falabella como Caco Antibes.
Exibida entre 1996 e 2002, o elenco trouxe também nomes como Marisa Orth, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Tom Cavalcante.
"Sob Nova Direção" (2004)
Amigas na vida real, Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães comandaram Sob Nova Direção, série que explorava as confusões de duas amigas tentando reerguer um bar.
Exibida entre 2004 e 2007, a produção é lembrada pelo humor leve e dinâmico, que conquistou o público. A série também conta com Luiz Carlos Tourinho, Luis Miranda e Otávio Müller.
"A Diarista" (2004)
A atriz e humorista Cláudia Rodrigues brilhou como Marinete em A Diarista, que acompanhava as aventuras de uma faxineira que sempre acabava envolvida em situações inusitadas.
Exibida entre 2004 e 2007, a série, baseada em um especial de fim de ano criado por Glória Perez, trouxe um olhar divertido sobre o cotidiano das classes populares.
Além de Cláudia Rodrigues, a série também conta com nomes como Dira Paes, Cláudia Mello e Renata Castro Barbosa.
"Os Aspones" (2004)
Com humor afiado e críticas ao funcionalismo público, Os Aspones foi uma produção de Fernanda Young que destacou um grupo de funcionários sem função em uma repartição pública.
Apesar de curta, a série deixou sua marca pela originalidade na época. Além disso, o elenco também contava com nomes como Marisa Orth, Andrea Beltrão, Selton Mello, Pedro Paulo Rangel e Drica Moraes.
"Pé na Cova" (2013)
Criada por Miguel Falabella, Pé na Cova abordava com humor a vida da família Pereira que administrava a funerária Unidos do Irajá, conhecida como F.U.I.
Exibida entre 2013 e 2016, a série misturava sarcasmo e humor ao tratar de temas delicados.