Por ter uma característica predominantemente industrial, em que as pessoas acordam cedo para o trabalho, Caxias do Sul pode ainda estar longe de ser uma cidade com fama de boêmia. Porém, é fato que a cada ano novas opções de bares e restaurantes surgem e a população sempre consegue arrumar um tempo para desfrutar de momentos agradáveis nas horas de folga. E agora, no verão, um modelo de negócio que fica em evidência são os que oferecem ambientes ao ar livre, considerados por muitos o cenário ideal para curtir principalmente um final de tarde e se estender para a noite na companhia dos amigos.
Conforme um levantamento da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), desde de 2022 foram instalados três parklets, que são espaços compactos de convivência implantados em locais anteriormente utilizados como estacionamento em frente a estabelecimentos gastronômicos. Além disso, no mesmo período, foram aprovadas cinco concessões para disponibilização de mesas nos passeios públicos.
Mas há vários outros estabelecimentos que não necessitam de concessão pública, porque conseguem implantar espaços ao ar livre dentro das áreas privadas do negócios. Além dos parklets e das mesas nas calçadas, vêm surgindo negócios com deques e até mesmo com plataformas móveis, ambientações externas que cresceram com o fim das restrições da pandemia da covid-19, segundo o Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh Região Uva e Vinho).
Diretor do Segh Região Uva e Vinho, Vicente Perini confirma que nos últimos anos os empresários do setor têm apostado nestes espaços ao ar livre como um diferencial para os respectivos negócios, apesar de a entidade não ter contabilizado quantos exatamente existem em Caxias.
— Nesta época (verão) é um atrativo muito grande. A gente nota que as pessoas gostam dos espaços ao ar livre, de sentar fora, de se sentir bem e aproveitar o pouco tempo que a gente tem em Caxias, porque a cidade tem alguns agravantes que são o frio e o vento (sobretudo no inverno) — disse Perini.
E quem circula pelas vias da cidade sempre encontra alguma opção. Uma delas está na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Lúcia, onde é corriqueiro ver as mesas do Doppio Malto Craft Beer lotadas. Seja no deque montado no que seria o estacionamento do bar, ou na parte interna, o local, que foi inaugurado na metade de 2023, tem se tornado uma alternativa principalmente para os moradores dos bairros do entorno.
Com horário de atendimento das 16h às 22h30min, de segunda a sábado, o happy hour é garantindo principalmente com rótulos de cervejas gaúchas. O paulista Henrique Ramos, que é um dos sócios-proprietários do bar, garante que poder proporcionar um espaço ao ar livre com conforto traz resultados para o negócio, com a atração de mais clientes.
— Esse espaço (externo) ou você deixa de vaga (para carros) ou ocupa como quiser. E eu optei por ocupar com o deque. Dá um visual (melhor) e atrai mais gente. Se você tem um lugar aberto, as pessoas se sentem bem. É você estar fora do bar, mas estar dentro do bar. O deque dá essa impressão — comenta Ramos.
Ramos, que mora em Caxias do Sul desde 2012, já atuou em outras frentes focadas no desenvolvimento do setor cervejeiro na cidade. Para 2024, ele, que é sommelier de cervejas e mestre em estilos, quer expandir o Doppio Malto Craft Beer para o andar superior. E ao mesmo tempo difundir ainda mais o gosto pelas cervejas especiais na cidade, principalmente na região em que o bar está localizado. Atualmente, a capacidade máxima da casa é de 40 pessoas.
— É trabalhar o bairro. Tentar fazer com que o cara que aprecia cerveja não precise sair daqui do bairro para tomar uma cerveja especial. Ele tem aqui perto, vem a pé — projeta Ramos.
Opção para quem quer estender a noite
Caxias do Sul em diversas vezes recebe críticas de moradores e visitantes por "dormir cedo", sobretudo nos dias não muito badalados. Há opções todos os dias, mas o ponto alto começa nas quintas-feiras. Um deles é a Bier Haus, no bairro Rio Branco, onde é possível chegar desde o início da noite, também com a possibilidade de se sentar ao ar livre.
O tradicional bar, que está desde 2007 na Rua Tronca, tem horários de atendimento diferentes durante a semana. Em algumas quintas-feiras, abre às 19h e fecha às 23h30min. Já nas sextas começa o atendimento às 19h30min e fecha a entrada do público às 2h30min. No sábado, as atividades se iniciam às 20h, também encerrando às 2h30min. Porém, há quem opte por ficar até por volta das 4h, como brinca o sócio da casa Rafael Losso, que toca o empreendimento com o amigo Diego Guaresi.
Conforme Losso, o sucesso da casa se deve à tradição cervejeira e também aos atrativos musicais que oferece, como shows ao vivo em algumas noite e DJs. No início das atividades, há 17 anos, eles buscavam em outros estados alguns rótulos importados. E com o passar do tempo também adaptaram os dias e horários de atendimento, sempre pensando em entregar o melhor aos clientes.
— Por mais que seja um bar já antigo, os proprietários são os mesmos, o cliente (tem que) se sentir em casa. A gente também tem um serviço bem informal, os garçons brincam com os clientes, talvez seja a cara do bar e seja isso que (os clientes) procuram —detalhou Losso.
Ao ar livre, a Bier Haus conta com um deque externo instalado em 2017 e também com um parklet, que foi um dos primeiros da cidade. Losso confirma que esses ambientes ajudam a atrair um bom número de visitantes.
— A gente tendo essa possibilidade (externa) à noite, é um atrativo a mais. Ajuda, é bem diferente do que eu tinha (apenas com espaço interno). Eu gosto de ter, uso muito à noite, e tenho certeza que o cliente reclamaria se eu um dia eu tirasse o deque, por exemplo — comenta Losso.
Para curtir a noite na Bier Haus, o cliente paga uma entrada de R$ 30 mais o que consumir. A casa chega a receber um público de 500 pessoas, somando sextas e sábados.
Opção no Centro
O Bruce Burguer, localizado na Rua Dr. Montaury, no Centro, foi o último estabelecimento da cidade a receber a liberação da prefeitura para a instalação de um parklet. Conforme o gerente Samuel Ferreira, a ideia de colocar a minipraça externa surgiu para dar mais conforto aos clientes.
O parklet do Bruce foi inaugurado em 10 de janeiro, e é um pouco diferente dos tradicionais. Ele conta com duas mesas em que os clientes podem ter um maior conforto para comer um hambúrguer ou até mesmo um milk-shake nas tardes de calor. A parte externa pode receber cerca de 20 pessoas, quase dobrando a capacidade interna, que é de aproximadamente 25 clientes.
— Por nós termos uma área interna pequena, foi uma ótima opção essa área externa. Às vezes vem grupos maiores almoçar, acabaria tomando quase 50% do nosso salão. Então, com essas duas mesas (fora), a gente já teve no próprio meio-dia empresas da área central que já ficaram na área externa — revela Ferreira.
Legislação de 2022
Em julho de 2022, a prefeitura de Caxias do Sul regulamentou a lei "Se Essa Rua Fosse Minha". A legislação adequa o uso de espaços públicos e as condições para a instalação de plataformas fixas e removíveis, além de parklets em estacionamentos das vias públicas. Para isso, os empreendimentos precisam entrar em contato com a administração municipal para fazer a solicitação, e os casos serão analisados.
Nos casos de mesas nas calçadas, é preciso pagar uma taxa anual que é calculada pela localização do bar ou restaurante e também o espaço que utilizará do passeio público. Já com relação aos parklets, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) também atua para avaliar o impacto nas vagas de trânsito.
Os trâmites com a prefeitura para liberação da instalação de um parklet pode durar cerca de um mês, já a concessão para utilizar mesas nas calçadas cerca de uma semana.