O mês de fevereiro ainda segue sob influência do fenômeno El Niño, que afeta o clima no Rio Grande do Sul desde 2023. Contudo, conforme previsão da Climatempo, a partir da metade deste mês, começa a perder a intensidade, depois de atingir o pico entre dezembro e janeiro. A probabilidade é que o evento natural, que provoca o aquecimento anormal do Oceano Pacífico equatorial, persista até abril de 2024:
— O El Niño deve se despedir da gente a partir de abril, que é quando o fenômeno deve deixar de influenciar o Brasil, por isso, o nosso verão ainda segue caracterizado pela influência dele. Em fevereiro, terá essa diminuição na influência, porque é o começo de derrocada do El Niño, em direção ao resfriamento das águas do Pacífico — explica o meteorologista Guilherme Alves Borges, da Climatempo.
Na Serra, segundo Borges, isso significa temperaturas mais elevadas e chuva dentro da média histórica do mês:
—A gente vai ter ainda estas instabilidades que se formam, principalmente sobre o Paraguai e a Argentina, que se deslocam para o Rio Grande do Sul. Vai ter também o ingresso de frentes frias, mas a tendência é que siga com a chuva dentro da média para este mês na Serra. A previsão é que as temperaturas fiquem um pouco acima da média.
O meteorologista esclarece que a média de temperatura esperada para Caxias do Sul, por exemplo, fica em torno dos 26°C. Contudo, ainda com o efeito do El Niño, nos primeiros dias do mês, a máxima pode chegar mais próxima dos 30°C e depois do dia 12, os termômetros podem passar dos 30°C.
— Nos primeiros cinco dias do mês, a gente pode ter uns períodos de temperaturas mais elevadas, porque tem a estabilização de uma massa de ar muito quente sob a Argentina que vai afetar a região. Esse começo será mais quente, mas não será a cara de todo o fevereiro, será apenas alguns dias — afirma Borges.
A máxima para os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro é de 28°C em Caxias do Sul. Já nos dias 4 e 5, os termômetros podem chegar aos 30°C no município. A partir do dia 6 até o dia 12, as máximas oscilam entre 25°C e 29°C. Já em 13 e 14, os termômetros podem chegar aos 33°C, o que aumenta a chance de pancadas de chuva em pontos isolados da cidade.