Com investimento do governo do Estado, a região turística da Uva e do Vinho, na Serra gaúcha, recebeu 79 placas de sinalização para orientar os motoristas sobre as rotas de atrações em 32 municípios da região, sendo 28 deles nas área de abrangência do Pioneiro. As estruturas informam sobre a direção para cada cidade e ao mesmo tempo a rota de visitação a qual fazem parte. Representantes de alguns municípios veem com bons olhos a inciativa e avaliam o impacto que isso pode trazer ao desenvolvimento do turismo local.
O projeto foi elaborado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), em colaboração com a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). A diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, avalia que a sinalização qualifica, efetivamente, os municípios como parte da região turística.
— Nós não distribuímos placas à revelia. Identificamos que esse mapa, onde as placas estão, tem uma relação de pertencimento do turismo. A iniciativa faz mais diferença para municípios que são mais isolados, por exemplo, São Valentim do Sul. Nunca teve uma placa em uma estrada mais significativa como é RS-129. O mesmo acontece com Vista Alegre do Prata, Fagundes Varela, União da Serra... Que são municípios que têm atrações turísticas mas não estão nas principais rodovias — destaca Beatriz.
O plano é fortalecer as condições de acesso turístico na região. Um dos principais objetivos é facilitar as orientações às principais vias da Serra e dos destinos turísticos. Conforme explica Beatriz, a sinalização sempre traz uma parte verde, com o nome e a direção dos municípios, e uma parte marrom, com o nome da região turística.
A iniciativa tem sido festejada pelos secretários de turismo dos municípios da região. Em Caxias do Sul, de acordo com o secretário municipal do Turismo, Ricardo Daneluz, a ideia é implantar inclusive na parte urbana.
— Inclusive, queremos fazer ações nesse sentido aqui dentro do município também. E, sem dúvidas, ações que são feitas em conjunto com outros municípios, de forma regional, sempre são muito positivas — destaca.
Daneluz diz que a iniciativa é uma forma de ordenamento setorial. A ideia do município é organizar ainda mais o setor e estar mais próximo ao trade para desenvolver ações.
Já o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi da Rold, também aprova a iniciativa:
— Esse é um importante investimento do Cisga e governo do Estado, para que as pessoas possam ter a sinalização regional da rota da Uva e do Vinho. Simples, mas importante para o turismo da região.
Em 2022, Bento Gonçalves recebeu cerca de 1,7 milhão de visitantes. Em 2023, os números já alcançam cerca de 337 mil visitantes nos três primeiros meses do ano.
No município de Flores da Cunha, a instalação das placas ajudou a identificar a cidade na rota entre Porto Alegre e região metropolitana e o município da Serra. O secretário de Turismo e Inovação de Flores, Tiago Mignoni, acredita que a iniciativa auxilia, sim, no desenvolvimento turístico.
— Consideramos que é uma força incremental na promoção e na divulgação de Flores da Cunha como destino turístico. A localização onde essa sinalização foi instalada ajuda a fazer o nosso município ser mais conhecido, lembrado e também a direcionar o fluxo de deslocamento turístico, facilitando e orientando quem está em viagem — explica Mignoni.
As placas que indicam o município de Flores da Cunha estão localizadas no trajeto de Porto Alegre para Serra, próximo a São Vendelino, e da região mais ao norte, no sentido Vacaria-Flores da Cunha, além de uma no trevo de acesso ao município. Mignoni avalia que a comunicação com os turistas melhorou.
— Nos ajuda a nos comunicar com a grande Porto Alegre, com esse fluxo de turistas que é tão importante para a nossa região e cidade. A maioria dos nossos visitantes é de Porto Alegre — destaca.
De acordo com Mignoni, o valor agregado do turismo em Flores da Cunha teve um incremento de 120% nos últimos dois anos (2022 e 2021) em relação aos dois anos anteriores (2020 e 2019). Em 2022, o movimento de turistas na cidade foi 54% maior que em 2021.
Em Garibaldi, a secretária de Turismo, Ana Pauline Mombach, avalia que as placas indicativas pela região reforçam a busca constante de melhorias pela infraestrutura e acesso, um item que está referenciado no Plano Municipal de Turismo.
— A sinalização turística é um indicador do desenvolvimento de nossa região, da vocação turística da região desde a década de 1950 — sintetiza Ana Pauline.
Em Farroupilha, há placas próximas à fábrica da empresa Tramontina, na entrada da cidade, e após o viaduto da RS-122, passando pelo hotel Ibis. A secretária do Turismo, Regina Ducati, diz que o nome do município aparecendo na placa é um convite à visitação e que isso inserem Farroupilha nas mais diversas rotas regionais.
A secretária cita outras ações desenvolvidas para incrementar o setor, como a inauguração do receptivo turístico, por meio de parceria público-privada (PPP). De acordo com Regina, também está sendo firmada mais uma PPP para o Parque da Imigração Italiana e Balneário Santa Rita.
Municípios contemplados
::: Bento Gonçalves
::: Carlos Barbosa
::: Coronel Pilar
::: Farroupilha
::: Garibaldi
::: Santa Tereza
::: Monte Belo do Sul
::: São Vendelino
::: Nova Roma do Sul
::: Nova Pádua
::: Caxias do Sul
::: São Marcos
::: Flores da Cunha
::: Antônio Prado
::: Pinto Bandeira
::: São Valentim do Sul
::: União da Serra
::: Guaporé
::: Vista Alegre do Prata
::: Paraí
::: Nova Araçá
::: São Jorge
::: Nova Prata
::: Vila Flores
::: Nova Bassano
::: Veranópolis
::: Fagundes Varela
::: Cotiporã