Uma das ações do Programa Avançar no Turismo entra em fase de implantação nesta semana, na Serra. Os municípios que compõem a rota turística da Região Uva e Vinho ganham nova sinalização desde segunda-feira (13). As placas trazem orientação de trânsito sobre a direção para cada cidade, ao mesmo tempo que informam a rota da qual fazem parte. A nova sinalização trará uma parte verde com o nome e a direção dos municípios e uma parte marrom com o nome da região.
O projeto foi elaborado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e contemplado pelo Programa Avançar no Turismo, que investe R$ 520 mil nas melhorias. Ao todo, 79 novas placas estão sendo instaladas em municípios da região.
A colocação se inicia por Carlos Barbosa, depois passa por Farroupilha e Bento Gonçalves. Em 10 dias, a sinalização ainda será colocada em trechos que englobam os municípios de Coronel Pilar,Garibaldi, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, São Vendelino, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado, Pinto Bandeira, São Valentim do Sul, União da Serra, Guaporé, Vista Alegre do Prata, Casca, Vila Maria, Marau, Santo Antônio do Palma, Paraí, Nova Araçá, São Jorge, Nova Prata, Vila Flores, Nova Bassano, Veranópolis, Fagundes Varela e Cotiporã.
Conforme o projeto elaborado pelo Cisga, em colaboração com a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), o plano é fortalecer as condições de acesso turístico. Um dos principais objetivos é facilitar as orientações às principais vias da Serra e dos destinos turísticos. Um dos focos, inclusive, é melhorar a sinalização das cidades do interior.