A Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (Caaf) dá um importante passo para levar adiante seu conceito por uma alimentação saudável. No sábado (20), às 14h, será apresentada aos associados e convidados as novas instalações, localizadas no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116.
O novo espaço contará com dois pavilhões alugados com 1.400 m² que abrigam a operação logística, setores administrativos, área específica para câmaras frias e ambiente de agroindústria, voltada à elaboração de alimentos processados. Para o gerente administrativo, Marcos Regelin, a mudança representará um novo marco para a Caaf.
— É importante porque a gente precisa de mais espaço e partir de agora, vamos seguir evoluindo. Temos uma proposta de entrar no mercado dos higienizados e minimamente processados. Isso também irá demandar mais mão de obra e, para isso, já temos pelo menos 10 postos de trabalho, além dos 30 colaboradores. Sem estrutura, preparo, organização e condição, não se deve aumentar, porque não vai dar conta de prestar novos serviços. Agora teremos essas condições — assegura.
Cabe destacar, que a CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região, produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados. São 300 famílias cooperadas para atender mercados institucionais, como escolas municipais e estaduais, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
— Essa instituição é que organiza o mercado e entrega a sua produção. Além disso, geramos emprego, temos compromisso social, distribuímos renda para o nosso meio rural de Caxias. É para isso que estamos presentes e cada vez mais fortes — afirma.
Esse fortalecimento foi fundamental durante a pandemia. Conforme o gerente administrativo, a perda de mercado por parte dos associados e da própria cooperativa, com o fechamento das escolas, um dos principais compradores de produtos, fez com que os agricultores tivesse que buscar novos mercados. Tanto que houve avanços em parcerias em cidades como Uruguaiana, Rosário e São Gabriel.
Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/babiana-mugnol/noticia/2021/11/novas-instalacoes-de-cooperativa-de-agricultores-sera-apresentada-em-caxias-ckw2chwm60047016f94lbkuwd.html