Depois de mais uma Páscoa de vendas frustrantes no comércio caxiense, sobretudo por conta das restrições impostas naquela altura, o setor canaliza suas atenções para o Dia das Mães. A expectativa é de repetir o desempenho de 2020, sustentando a segunda melhor marca do ano para as lojas, perdendo apenas para o Natal. Essa expectativa é baseada em números apurados pelo Núcleo de Informações de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias do Sul. Segundo informações depuradas pela pesquisa, 44,60% dos caxienses responderam que tem a intenção de fazer compras no Dia das Mães.
Só este dado já revela quanto as consequências econômicas geradas pela pandemia têm interferido no comportamento do consumidor. Em 2020, por exemplo, a mesma pesquisa identificou que 45,80% dos caxienses iriam às compras, sendo que, em 2019, esse percentual era de 66%. Ou seja, levando-se em conta a intenção de compra de 2019, em um comparativo com o dado de 2021, há uma redução de 32%, que pode, no final das contas, representar menor venda do comércio, em Caxias.
A pesquisa revela ainda que a média de investimento deve ser de R$ 183, com a aquisição de 1,6 presente, por cliente. Em relação ao ano passado, o consumidor deve desembolsar 3,68% a menos para celebrar a data. Itens de vestuário e moda e de beleza e cuidado pessoal devem seguir como os mais procurados, com 43,6% e 21,75% da preferência, respectivamente. Quase 60% da população afirmou que pesquisa antes de comprar.
— Nossa pesquisa identificou também que mais de 80% do público se sente seguro para comprar de forma física no comércio local, porque sabem que os estabelecimentos estão tomando todos os cuidados. Cerca de 14% disseram que ainda se sentem um pouco inseguros, mas que seguem se precavendo, e apenas 5% afirmaram que não se sentem protegidos do coronavírus — explica Carlos Alberto Cervieri, gerente administrativo-financeiro da CDL Caxias.
Outra informação relevante é que a maior parte dos consumidores deve comprar em estabelecimentos de rua, no Centro (64,20%) ou nos bairros (9,88%). Em seguida, aparecem os shopping centers, com 18,52% de interesse. Entre os principais motivos da escolha do local estão o atendimento (46,50%), os produtos de qualidade (21%), as condições de pagamento (11,50%) e ambiente de fácil acesso (10,50%).
Presentes às mães, esposas e sogras
Mais de 67% dos entrevistados afirmaram que os presentes serão para a própria mãe, seguido da parceira (14,1%) e da sogra (7,6%). Dos consumidores que alegaram que não irão adquirir para a data, 45% deles disseram que não tem a quem presentear, 36,8% pela questão financeira e 10,7% por terem outras prioridades.
— Os entrevistadores identificaram e nos relataram que muitos participantes sofreram perdas recentes para a covid-19 e outros revelaram que estão com familiares internados. O grande aumento no número de óbitos em março e o crescimento exponencial nos casos impactou a população, deixando-a assustada, e isto também afeta um pouco a confiança na hora das compras, já que o Dia das Mães é uma data muito emotiva. Percebemos que os entrevistados estão muito abalados, mais do que em outras pesquisas. Com aumento repentino, a doença chegou mais próxima das pessoas — pontua Cervieri.
Neste ano, 70,3% dos consumidores farão o tradicional almoço de Dia das Mães em casa e apenas 1,4% revela que irão a restaurantes. No entanto, 28% dos entrevistados dissera que não vão reunir-se para a refeição em família.
Compras na última semana
A orientação dos comerciantes é sempre a mesma: "antecipem suas compras". Essa dica é preciosa, sobretudo em um contexto de pandemia. No entanto, a pesquisa aponta que 78% das vendas devem acontecer entre os dias 3 e 9 de maio. Ou seja, justamente na semana que antecede o Dia das Mães. E mais, 33,1% deles, deve comprar seu presente na véspera ou na data. Quase 53% devem optar pelos dias de semana (entre segunda a sexta-feira), 37,58% pelos sábados e apenas 9,55% pelos domingos.
— Vamos ter uma busca muito grande na proximidade da data, mais do que em outros anos. Ao público, nossa sugestão é que as pessoas antecipem suas compras, não deixem para a última hora, e usem corretamente a máscara, respeitem o distanciamento e usem álcool gel. Aos lojistas, reforçamos nosso pedido para que continuem também seguindo todos os protocolos e medidas restritivas — salienta Carlos Alberto Cervieri, gerente administrativo financeiro da entidade.
Com relação à forma de pagamento, a preferência deve ser em dinheiro para 56,6% dos entrevistados, contra 18,9% do cartão de crédito e 23,1% de débito.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada entre os dias 12 e 14 de abril, por telefone, com 387 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.