As vendas de Páscoa de 2021 deverão repetir o mesmo desempenho do ano anterior no comércio caxiense, segundo a pesquisa de intenção de compras apurada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul. Mas, por ter sido realizada entre os dias 11 e 15 março, quando o comércio não essencial estava impossibilitado de realizar atendimento presencial, o levantamento de intenção de compras pode sofrer uma variação positiva, com possível crescimento de vendas 10% frente a 2020.
_ Nesta Páscoa, caso o cenário pandêmico tenha uma estabilização na semana, com boas notícias de evolução na vacinação, redução no número de infectados e de mortalidade, e o governo do Estado não suspender as atividades, a tendência é que o resultado possa chegar em até 10% a mais do que foi no ano passado. Não podemos comemorar, porque o resultado do ano de 2020 já foi muito ruim, mas é um alívio porque mostra uma movimentação um pouco maior que na Páscoa anterior _ analisa o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri.
Entre os resultados em destaque, 46,92% dos moradores do município deverão adquirir produtos para a data comemorativa, mesmo percentual apontado no ano passado, contra 60% em 2019, quando a pandemia não existia. O gasto médio de investimento também se manteve nos mesmos patamares, com um ligeiro aumento de 3,20%, passando para R$ 134,29. Neste ano, assim como no anterior, a média de presentes segue sendo de quatro produtos. Quase 50% dos entrevistados disseram que a covid-19 afeta a celebração da Páscoa.
Para 77,32% dos entrevistados, o chocolate será a principal opção. Os ovos seguem sendo a preferência dos consumidores, representando 55,62% (aumento de quase 25% frente à 2020 e de mais de 20% em relação à 2019), seguidos dos bombons e trufas, com 23,60% , e das barras de chocolate, que representarão 8,99%.
A semana que antecede a data comemorativa deve concentrar 79,5% das vendas, sendo que 40,54% dos entrevistados deixarão para comprar na véspera ou no dia.
A preferência dos entrevistados será pelo comércio local, sejam eles em supermercados (38,42%), lojas de rua no Centro (39,90%) ou de bairros (17,73%), em feiras ou depósitos (2,69%) ou pelo varejo virtual (0,99%).
O estudo também aproveitou para questionar a população sobre as medidas restritivas ao comércio e aos serviços não essenciais. Cerca de 60% dos entrevistados as consideram desnecessárias, já que avaliam que estas atividades não geram aglomeração e que a ação prejudica muitas pessoas. Cerca de 39% afirmaram que as restrições são importantes.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada, por telefone, com 390 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.