A 99Taxis, empresa do aplicativo que conecta passageiros a taxistas, acaba de anunciar ao público que vai entrar também no ramo de corridas privadas.
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Chamada de 99POP, a categoria está com lançamento previsto para setembro em São Paulo, onde o serviço desse tipo foi regularizado por forma de decreto em maio deste ano. Segundo a empresa, esse é o motivo de atuação prevista apenas para a capital paulista por enquanto.
Taxistas e motoristas particulares podem se cadastrar na categoria. Os mil melhores motoristas da cidade que já usam o aplicativo serão convidados, como informa a 99Taxis. Segundo comunicado da empresa brasileira, essa seria uma oportunidade para que taxistas que não são donos de alvarás optarem por utilizar o próprio carro e deixarem de pagar as diárias impostas.
Para ser parceiro, é ter acima de 21 anos, carteira de habilitação válida há mais de dois anos, um modelo de veículo a partir de 2012 e que seja quatro portas. Os motoristas terão de passar por treinamento presencial. Entre os recursos ofertados pela empresa para angariar motoristas está um cartão 99POP, com o qual é possível receber o dinheiro das corridas na mesma hora.
No site da 99Taxis, também consta que o passageiro poderá pagar pelo serviço com dinheiro, cartões de débito e crédito, diferentemente do Uber, por exemplo, em que o pagamento pode ser feito apenas pelo cartão de crédito cadastrado no aplicativo.
Empresa descredencia 4% dos motoristas
Em julho, a 99Taxis anunciou o descredenciamento de cerca de 4% dos motoristas vinculados ao aplicativo em todo o Brasil. Ao todo, foram 3,8 mil taxistas excluídos da plataforma. Em Porto Alegre, o número chega a 200, o que equivale a cerca de 10% dos taxistas que usavam o app para fazer corridas dentro da cidade.
O critério foi a avaliação desses profissionais, que de acordo com a opinião dos passageiros, eram os menos qualificados. Há cerca de 78 mil motoristas credenciados ativos no aplicativo pelo país. Entre as reclamações mais constantes dos clientes do aplicativo estavam o forte cheiro de cigarro no carro, má educação do motorista, escolha por um caminho mais longo ou diferente do requisitado para o trajeto e cancelamento da corrida para buscar outro passageiro.
Esse é o primeiro descredenciamento em massa feito pela empresa, como informa o gerente de relações públicas da 99, Ricardo Kauffman. Dessa vez, passaram pelo crivo da empresa metade dos motoristas, e a previsão é de que outra metade também será avaliada e mais motoristas serão descredenciados.Os profissionais antes de serem excluídos são avisados sobre as reclamações e recebem indicações de como melhorar o serviço. Porém, falhas como aparecer com um veículo diferente do que o cadastrado no aplicativo, por exemplo, podem favorecer a exclusão de forma mais rápida.
– É a nossa maneira de ser bastante competitivo, oferecer um serviço de qualidade. O taxistas que são nossos clientes, para seguirem tendo acesso ao aplicativo precisam seguir os critérios de qualidade nas corridas intermediadas pela 99Taxis – diz Kauffman.
O representante também ressalta que o compromisso dos passageiros em avaliar o motorista no final da corrida e fornecer detalhes específicos sobre o serviço ajudam na melhor seleção dos profissionais vinculados ao aplicativo. Acontece com frequência de os clientes não darem nota ou registrarem reclamações, o que dificulta a seleção dos melhores motoristas.