Começou nesta segunda-feira (30) o recebimento das uvas da nova safra na Cooperativa Vinícola Garibaldi. A estimativa é de que sejam entregues em torno de 28 milhões de quilos de uva pelos 450 cooperados até o final da colheita.
A primeira entrega de uvas, que começou nesta segunda, prevê 70 mil quilos da fruta, sobretudo da variedade chardonnay, destinada à elaboração de espumantes. A próxima leva será no dia 2 de janeiro, após a pausa para os festejos do Ano-Novo.
Das variedades recebidas, a maior parte deve ser de uvas das castas moscato, prosecco e chardonnay, para elaboração de espumantes, e uvas isabel e bordô, utilizadas na produção de suco. Uma das novidades desta safra será o incremento no recebimento de uvas do tipo irsai olivér. Esta será a primeira safra de recebimento dessa casta, que será utilizada para a elaboração de espumantes.
— Trabalhamos muito a questão da necessidade de mercado e a ampliação de capacidade, com metas anuais de crescimento, seja para a vinícola, seja para o associado — avalia o presidente da Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
O início da entrega da fruta vem acompanhado de expectativas positivas tanto com relação ao volume como no que diz respeito à qualidade da matéria-prima. De acordo com a cooperativa, não haverá quebra de safra, permitindo que a vinícola receba uvas em quantidade suficiente para manter regulados os estoques.
As condições climáticas observadas até o momento sinalizam para uma safra com o mesmo padrão de qualidade que vem sendo registrado nos últimos anos.
Em 2023, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comercializou 19,6 milhões de litros de sucos, vinhos e espumantes, total que deve apresentar crescimento de 7% em 2024.