Os adeptos do sistema financeiro cresceram cerca de 13% no primeiro semestre desse ano. O acréscimo, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), fez com que o número de consorciados ativos no país chegasse próximo dos cinco milhões no final de junho, o que movimentou pelo menos R$ 38 bilhões.
As contemplações também aumentaram significativamente: pelo menos 600 mil receberam o benefício nos primeiros seis meses desse ano, o que representa 14,2% a mais do que o mesmo período do ano passado. Augusto Letti, gerente executivo da Randon Consórcios, acredita que esse crescimento se deve principalmente à necessidade das pessoas de se planejar:
- Consórcio é cada vez mais uma ferramenta atual pelo princípio que ele tem de cooperação. Não é simplesmente você se endividar em prol de conseguir uma coisa. Tem toda uma questão didática nessa ferramenta. As pessoas podem se planejar e formar patrimônio por meio de uma forma mais consciente, sem trazer maiores transtornos. Sem dúvida, consórcio é a ferramenta com melhor custo-benefício para esse fim - acredita.
Não há muita delimitação para os indicados a fazer um consórcio. De acordo com Letti, qualquer pessoa que deseja formar ou acumular patrimônio é um cliente potencial para o sistema. O que muda de público para público é o tempo e o valor do tíquete médio.
- Tem aquele que procura para sair do aluguel e ir para a casa própria, tem aquele que troca o seu automóvel de tanto em tanto tempo e busca uma forma mais econômica de fazer isso, tem aquele que já está pensando na vida dos filhos e faz cotas para o apartamento e carros dos filhos... É no consórcio que eles encontram uma maneira de fazer isso - conta.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
O economista e professor universitário Claudio Branchieri explica os dois lados do sistema de consórcios:
Pontos negativos
A taxa de administração do sistema gira em torno de 10% e não há nenhuma garantia que a pessoa irá conseguir ser sorteada rapidamente. Para quem não tem pressa em adquirir o produto e possui certa disciplina financeira, a poupança é um sistema bem mais eficaz.
Pontos positivos
O sistema é ideal para quem costuma cair em tentação e normalmente gasta o dinheiro que guardou na poupança. O consórcio também costuma ser mais vantajoso que os outros tipos de financiamento.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.