O amor é uma aurora reúne crônicas, pensamentos, reflexões e questionamentos do escritor, palestrante e filósofo caxiense Gilmar Marcílio ao longo de 25 anos escrevendo semanalmente no jornal Pioneiro. O lançamento da obra ocorre nesta quarta-feira (27), a partir das 17h, no Centro de Eventos Quinta São Luiz, em Caxias do Sul. A recepção dos convidados terá trilha sonora do músico caxiense Beto Scopel, com a performance Beto e Suas Máquinas.
— Eu sou cronista há 25 anos, então, acho que é uma data bem emblemática para comemorar. Esse é o meu nono livro. Ao longo dos anos, publiquei outras oito obras, sete de crônicas e uma sobre filosofia estoica. Como eu tenho formação na área da filosofia, eu tenho um interesse bem variado. Esse livro, na verdade, não fala só sobre o amor, ele fala sobre comportamento, relações afetivas, contemporaneidade, como é que as pessoas estão lidando com esses novos formatos de relação, de amizade... — descreve Marcílio.
Em O amor é uma aurora, o autor reúne 101 crônicas que exteriorizam suas impressões pessoais sobre a vida, a natureza, a arte e a filosofia.
— Eu acho que as minhas crônicas perpassam em todo esse universo. Eu sou muito curioso, me interesso muito pelo conhecimento humano, gosto muito de filosofia, antropologia, literatura, cinema, teatro, mais recentemente tenho estudado muito sobre questões relacionadas aos hábitos e ao cérebro. Talvez o mérito do meu trabalho seja essa pluralidade de assuntos — reconhece.
O cronista busca entregar ao leitor reflexões sobre o cotidiano a partir do seu olhar contemplativo em busca de autoquestionamentos. Nesses 25 anos como cronista do Pioneiro, Marcílio diz que se orgulha da variedade de repertório por ele construída durante todo esse período.
— Eu sou uma pessoa muito disciplinada. Eu eu gosto dessa ideia de comprometimento. Quando eu projeto e planejo, eu faço. Ao longo desses anos, ninguém me substituiu na coluna, porque como eu tenho na filosofia minha base de pensamento, eu acho que eu extrapolo um pouquinho — brinca.
Gilmar conta ainda que tem apreço por ficar sozinho e, em muitos momentos isso é uma escolha consciente, contudo, revela que ama as pessoas e a socialização. Para o escritor, esse é um ponto de equilíbrio necessário. Os encontros, conversas e relações, diz Marcílio, salvam o cotidiano. E, nessa riqueza de encontros, ele encontra inspiração para escrever e provocar a reflexão do leitor.
— Eu acho que uma coisa muito legal de transferir a crônica do jornal para o livro é que ela dá mais perenidade. No jornal, ela atinge um público maravilhosamente maior do que no livro, mas ele tem essa característica que está sendo sempre substituído pela edição seguinte. Para mim, é o melhor dos mundos, ser acolhido no jornal e depois ter a possibilidade de transformar isso em literatura — defende Marcílio.
Para quem quiser prestigiar o autor e sua obra, além do evento de lançamento nessa quarta-feira (27), Marcílio também autografa O amor é uma aurora durante a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que inicia nesta sexta-feira (29). A sessão de autógrafo está marcada para o dia 8 de outubro, às 17h, no Espaço 1, na Praça Dante Alighieri. E, no dia 14 de outubro, o autor participa do bate-papo O amor e outros derivados - vinte e cinco anos de crônicas, com mediação do escritor caxiense Marcos Mantovani, às 15h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura.
Programe-se
- O quê: Coquetel de lançamento e sessão de autógrafos do livro O amor é uma aurora, de Gilmar Marcílio, filósofo e cronista do Jornal Pioneiro. A obra é publicada com investimento da Fundação Marcopolo.
- Quando: quarta-feira (27), a partir das 17h.
- Onde: Centro de Eventos Quinta São Luiz (Av. Independência, 2.432 - Exposição, Caxias do Sul).
- Preço do livro: R$ 70, à venda no local.