O novo mural assinado pelo artista visual caxiense Gustavo Gomes vai além do que os olhos podem ver num primeiro momento. Com 300 metros quadrados, 15 metros de altura e ocupando toda uma parede lateral do Bloco H da UCS, o trabalho traz como diferencial a utilização de inteligência artificial combinada com recursos de realidade aumentada, que permitirá ao espectador interagir com a imagem através do Instagram. Um filtro exclusivo estará disponível no perfil da UCS (@ucs_oficial), e também poderá ser acessado por QR Code em um totem explicativo instalado próximo à obra. A inauguração será nesta terça, às 17h, em solenidade que irá marcar também entrega da reestruturação física e tecnológica do prédio.
Este é o segundo mural de grande porte assinado por Gomes na universidade onde se graduou em Publicidade e Propaganda. Há um ano, o artista inaugurou o graffiti que colore a fachada do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET), que também conta com realidade aumentada, porém em menores proporções do que a obra no Bloco H.
O uso da inteligência artificial foi uma ideia do próprio artista. A partir do briefing (resumo do projeto) feito pela universidade, um aplicativo criou a imagem, posteriormente lapidada pela equipe de Gustavo. A imagem mostra uma personagem com um óculos de realidade virtual, rodeada por símbolos ligados ao conhecimento, como o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, a estrutura do DNA, um microscópio, entre outros. Todos eles passam a dialogar com a personagem a partir da projeção em realidade aumentada.
– É um trabalho que nasce como referência mundial ao unir inteligência artificial e realidade aumentada neste nível. Mas o principal aqui é o impacto para a comunidade, que vai poder se divertir, trazer a família para curtir um visual muito diferente do que todos estamos habituados. Tenho certeza que todos vão se surpreender – comenta o artista, que iniciou o trabalho em maio.
Além da curadoria da coordenadora dos cursos de Artes da UCS, Silvana Boone, a concepção do projeto inclui ainda professores dos cursos da chamada área da Vida, como Medicina e Enfermagem, e o setor de arquitetura da universidade. A arquiteta Bruna Oliveira, que se envolveu diretamente com o projeto, comenta que o graffiti é um passo a mais no objetivo de agregar cada vez mais arte e cultura à Cidade Universitária:
– Esta região mais centralizada do campus ainda não tinha nada voltado para a inovação. E como esse prédio, como um todo, trará essa questão de tecnologia, com salas de aula voltadas para a tecnologia para cursos em geral e outras de uso dos cursos da área da Vida, o mural vai retratar o que tem dentro do prédio. Ao mesmo tempo, a obra também resgata o uso que o prédio teve no passado, quando serviu aos cursos das áreas de Humanidades.
Também trabalharam no projeto os artistas Ananda Galeti, Gabriel Dalla Rosa, Emanoel Gonçalves, Vitor Hugo e Vitória Catarina, todos parte da equipe do Atelier Gustavo Gomes, além do Studio Abstrato, responsável pela realidade aumentada, e Drone-e Imagens Aéreas, à frente das imagens de vídeo. Na versão digital desta reportagem, é possível conferir um vídeo demonstrativo da experiência com a realidade aumentada. Bastidores sobre a criação do mural podem ser conferidos no Instagram do artista: @gomes–one.
BLOCO H REVITALIZADO
A reestruturação do Bloco H integra a proposição de um Complexo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Área da Vida, em desenvolvimento pela UCS. Uma das novidades é o Laboratório de Simulação da Vida, antes situado no Bloco S. O novo Centro conta com três salas de simulação avançada, três salas de debriefing, duas de ensino de habilidades e seis consultórios de simulação clínica. O investimento foi de R$ 8.100.000,00, valor esse financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os laboratórios de realidade virtual são constituídos também por uma plataforma educacional da marca Lipix, capaz de oferecer novos cenários de ensino para os cursos através da utilização de novas tecnologias como a Realidade Virtual (VR). Possibilitam criar cenários de estudo e simulação interativos, onde o professor consegue modificar parâmetros para moldar cenários em tempo real, possibilitando uma simulação mais realística e adaptada às ações do aluno durante treinamentos.Os laboratórios também possuem impressoras 3D Flashforge Creator 3, que permitem a impressão de modelos anatômicos e qualquer outro modelo 3D relacionado aos temas de ensino criados pelos alunos e professores.