Nesta quarta-feira (23) vai rolar uma sessão especial na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias. Será exibido Depois de Ser Cinza, longa-metragem de estreia do diretor Eduardo Wannmacher. Logo após a sessão, que inicia às 19h30min, haverá debate com a presença do Wannmacher, em que serão abordados aspectos da direção do filme.
Com roteiro de Leo Garcia, o filme é narrado a partir de três mulheres que se envolvem com o mesmo homem, Raul (João Campos). Isabel (Elisa Volpatto), Suzy (Branca Messina) e Manuela (Silvia Lourenço) estiveram com ele em momentos e lugares diferentes, numa trama que transita entre o Brasil (Porto Alegre) e a Croácia (Dubrovnik, Zadar e Zagreb).
Por meio desses personagens, o longa traça um retrato dos relacionamentos contemporâneos, num mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas.
— As pessoas fazem escolhas que culminam em transformações pessoais, profissionais e emocionais. É uma história de quatro pessoas que trazem bagagens distintas, que permitem diferentes identificações. O inconformismo que move a história de cada um e cada uma, reforça a jornada emocional que está presente na obra — analisa Wannmacher.
A direção de fotografia é de Leonardo Maestrelli, que, segundo Wannmacher, contribuiu na construção do filme, priorizando o elenco e os personagens.
— Buscamos valorizar os rostos e os sentimentos que brotavam das cenas. E claro, tínhamos a magnitude visual da Croácia em contraponto. As imagens do país são um personagem à parte. E buscamos criar uma Porto Alegre mais universal e menos regional a partir das imagens — explica o diretor.
O filme recebeu financiamento do Edital de Concurso RS Polo Audiovisual - Produção em Longa-Metragem; Pró-Cultura RS FAC; Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual; e do VI Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre / APTC-ABDRS para desenvolvimento de projetos de produção de obras visuais cinematográficas de longa-metragem. O lançamento no Brasil é fruto de uma parceria entre a Boulevard Filmes e a Vitrine Filmes.
SOBRE EDUARDO WANNMACHER
Diretor, produtor e roteirista, Eduardo Wannmacher trabalha com televisão e cinema desde os anos 1990. É Realizador de diversos documentários para TV e curtas, entre eles 24 Horas com Carolina (2012) selecionado para o Festival de Havana. Depois de Ser Cinza é sua estreia em longas-metragens.
PROGRAME-SE
- O quê: Exibição de Depois de Ser Cinza e debate com o diretor Eduardo Wannmacher.
- Quando: Quarta-feira (23), às 19h30min.
- Quanto: Ingressos a R$ 16 e R$ 8 (meia entrada).
- Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).