Ao imaginar a cozinheira de um filó típico italiano, que imagem vem à mente? Se for a de uma senhora já beirando a terceira idade, gorda e talvez com uma saia abaixo do joelho, a surpresa ao deparar com a mulher de 33 anos e porte de modelo que comanda as chapas e panelas da Noite Italiana vai ser grande. Mas Rosângela Muterle, ou Rosi, como é mais conhecida, já se acostumou com a curiosidade que provoca entre os visitantes do tradicional evento, que nas noites de 19 a 26 de agosto terá a sua 41ª edição, em Antônio Prado.
– Tem gente que continua desconfiada mesmo depois de eu explicar que sou eu mesma a cozinheira da festa – diverte-se.
O engajamento com a festa começou bem antes da empresária comandar a equipe responsável por preparar os mais de 30 pratos servidos à vontade no evento, com destaque para o frango à menarosto e a passarinho, a polenta frita e brustolada, além de salame e copa. Rosi foi rainha de Antônio Prado entre 2010 e 2013, sendo naquele período a representante máxima não só da Noite Italiana, mas também da Fenamassa, da Festa dos Motoristas e de outros eventos que simbolizam o município de 13 mil habitantes.
– O que eu pude fazer para divulgar o nosso município eu fiz, com muito carinho. Foi com o maior orgulho porque eu gosto muito de Antônio Prado, em especial o nosso interior. Nunca tive aquele desejo do jovem que quer ir para uma cidade grande ou morar na praia, porque não me imagino longe daqui. Um dos maiores aprendizados que tive enquanto rainha, podendo viajar para divulgar a nossa festa, foi que muitas cidades mais conhecidas não tem nem 10% do que nosso município tem a oferecer – diz a ex-rainha.
O sonho de ser rainha começou a ser acalentado quando Rosi foi à festa pela primeira vez, aos 11 anos – idade proibitiva para uma criança desacompanhada de um adulto. O sonho de se dedicar à gastronomia, contudo, é ainda mais antigo. Os bisavós de Rosi mantinham um hotel próximo ao Rio das Antas, onde seu bisavô e avô eram também balseiros. A avó cozinhava para os hóspedes e transmitiu o gosto para as filhas e netas, que herdaram também os dotes culinários. Quase todas as mulheres da família Muterle empreenderam em restaurantes, padarias ou fábricas de comida congelada, este o ramo escolhido pela própria Rosi.
Antes de administrar o negócio atual, Rosi comandou um restaurante junto com o marido. Foi quando passou a atender eventos que foram crescendo cada vez mais, desde casamentos e aniversários, passando pelo atendimento à equipe de gravação da minissérie Desalma, do Globoplay, até confraternizações de entidades como CIC (Associação Industrial e Comercial) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) locais, onde voltaram a se estreitar os laços com a organização da festa. Daí até receber o convite para assumir a Noite Italiana foi um caminho natural. Esta será a terceira edição que terá a assinatura da empresária no buffet, e a expectativa é de repetir o sucesso dos anos anteriores:
– Estamos esperando uma festa maravilhosa, com um preparo muito cuidadoso e a preocupação de servir a todos da melhor maneira possível. A responsabilidade é tão grande quanto o privilégio de participar deste evento que representa tanto para a nossa comunidade, por isso a dedicação é enorme. Sempre digo: em agosto, não contem comigo para mais nada que não seja a Noite Italiana.
SAIBA MAIS
A Noite Italiana ocorre em dois sábado, 19 e 26 de agosto, no Centro de Eventos de Antônio Prado. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.noiteitaliana.com.br a R$ 195 (lote promocional) e R$ 92 (infantil).