Mais de 10 anos se passaram desde a migração em massa de senegaleses para Caxias do Sul, em 2011. Neste período a comunidade formada pelos africanos mudou a paisagem da cidade, tornando-a mais colorida e mais diversa. Um dos pontos onde isso se faz perceber com mais força é a Praça Dante Alighieri, justamente o espaço onde ocorre, neste sábado, a abertura da exposição fotográfica "Ver o Outro - As Famílias Senegalesas Muçulmanas em Caxias do Sul", assinada por Franciele Oliveira.
Criado a quatro mãos pela própria Franciele e pelo imigrante senegalês Demba Sokhna, proprietário de um salão de cabeleireiro em Caxias, o projeto nasce dentro do coletivo Movi - Saberes e Fazeres Migrante, e busca ampliar a noção de pertencimento entre os imigrantes e a cidade que escolheram para se estabelecer, além de jogar luz sobre os rituais religiosos dessa comunidade predominantemente muçulmana. As fotos estarão em cinco totens, dispostos ao redor do Monumento da Liberdade.
- O olhar direcionado ao outro tem o objetivo de trazer para os espaços públicos e para a cidade uma narrativa sensibilizadora das imigrações contemporâneas e de sujeitos por meio da arte. Tem o objetivo de nutrir a possibilidade de ver, efetivamente, as outras tantas dimensões da imigração para além do trabalho. A imagem educa pelo olhar, e o projeto busca instigar que a população veja mais humanitariamente a presença dos imigrantes no Brasil, com o intuito de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, antirracista e democrática - destaca Franciele Oliveira, no texto de apresentação do projeto.
Junto com o início da exposição, às 15h, será realizado o bate-papo "O lugar dos imigrantes em Caxias do Sul", onde o tema será debatido sob diferentes pontos de vista, com a participação do imigrante senegalês Cher Cheikh, da vereadora e deputada federal eleita Denise Pessoa, da assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) Geraldine Monteiro, e da presidente do coletivo Vivacidade, Madeline Juber.
O projeto Ver o Outro é viabilizado pelo programa Pró-Cultura RS, tendo sido classificado em primeiro lugar na região da Serra. Após o período inicial na praça, em novembro a exposição seguirá para a Praça do Trem, em São Pelegrino.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição Ver o Outro, com fotografias de Franciele Oliveira, seguida de bate-papo
Quando: sábado, às 15h
Onde: Praça Dante Alighieri, em frente ao Monumento da Liberdade (Av. Júlio de Castilhos)
Quanto: visitação gratuita