Imaginar que os objetos da casa ganham vida quando saímos é uma fantasia das mais comuns durante a infância. A criatividade fértil da escritora caxiense Suzana Webber Alves uniu a essa premissa um amor antigo por aparelhos de chá. Assim nasceu o livro Chabrum!, com lançamento marcado para o dia 5 de dezembro, às 16h, na Feira do Livro de Caxias.
A novidade, voltada ao público infantil, coloca xícaras, pires, leiteira e manteigueira para conversar. Os personagens ganharam forma por meio das ilustrações do premiado Ernani Carraro. Na história, a turma está aborrecida e abandonada porque a família que antes costumava promover divertidos chás vespertinos agora já não aparece há tempos.
– Sempre fui uma apaixonada por aparelhos de chá, desses que as pessoas costumavam presentear em casamentos ou festas de bodas. Inclusive, já quebrei vários (risos). Você sabe que sou deficiente visual, né? – questiona a escritora, que em 2004 descobriu uma degeneração ocular para a qual não há tratamento disponível.
Professora aposentada com mais de 30 anos de experiência na sala de aula, Suzana acabou se dedicando mais à literatura depois que assumiu a condição de uma pessoa com baixa visão. Inclusive, foi por meio de sua atuação no Instituto da Audiovisão (Inav), de Caxias, que ela passou a exercitar de forma ainda mais contundente suas capacidades como criadora e contadora de histórias.
– Quando entrei para o Inav, começou todo um aprendizado. Tu encontra pessoas que já nasceram cegas, eu já tinha 40 e poucos quando comecei a perder a visão. Coloco o Inav e todo o pessoal de lá como muito importantes na minha trajetória, sem eles eu teria ficado reclusa, insuportável e chorona – reflete a autora, que frequenta a instituição desde 2012.
Foi também pensando nesse público que o Chabrum! ganhou uma versão em audiolivro. A obra foi narrada pela própria Suzana e está disponível no YouTube da autora (confira abaixo).
– Me senti muito feliz em poder dar a entonação que eu queria, em poder ler meu próprio livro. No estúdio, o Carlos (Balbinot, da Noise Produtora de Áudio) lia uma frase para mim e eu repetia dando a minha interpretação – conta ela.
Para escrever, Suzana utiliza um teclado com sons. A caxiense dribla dificuldades impulsionada pelas muitas histórias que pipocam em sua inquieta mente. Além de Chabrum! (viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura), ela também publicou a obra infantil Skroktifuf, em 2019, que em breve ganhará sequência em outros dois livros, formando uma trilogia.
– Sou muito ativa, até meio que incomodo quem é mais calmo, estou sempre pensando, caminhando – define-se.
A venda da obra Chabrum! é realizada diretamente com a escritora, por meio do fone ou WhatsApp (54) 99128-5338.