Morreu na manhã deste domingo (2), aos 64 anos, um dos maiores produtores da música tradicionalista gaúcha. Edison Luis Campagna enfrentava um câncer de fígado e estava internado em Caxias do Sul, deste a última sexta. O corpo está sendo velado na Capela D do Memorial São José. Já a cerimônia de cremação está marcada para as 17h30min deste domingo, no Memorial Crematório São José.
Campagna e a esposa, Ivete, fizeram história à frente da gravadora Acit, uma das mais atuantes do Estado e que em 2021 completa 39 anos de trajetória. Grandes nomes do meio tradicionalista passaram por lá, entre eles, Jayme Caetano Braun, Osvaldir & Carlos Magrão, Tchê Barbaridade, Délcio Tavares, Grupo Candieiro, Grupo Rodeio, Grupo Quero-Quero, Musical JM, Mano Lima, Luiz Carlos Borges, Os Bertussi, Os Mateadores, entre outros. Além de atuar como produtor, Campagna também era um instrumentista dedicado que deixou seu nome marcado nos créditos de gravação de inúmeros discos de artistas gaúchos.
Além do talento nato para a música e para os negócios — a Acit também atuou como uma produtora de sucesso —, Campagna deixou sua marca por meio da personalidade amigável e alegre. O amigo Joacir Hilario Fontana, mais conhecido como Tio Ci, se comunicou com Campagna pela última vez na quarta-feira. Os dois combinavam de se encontrar para um churrasco, há muito adiado por conta da saúde frágil do produtor musical.
— Ele me mandou um áudio e disse: "logo vai sair a nossa janta". Ele acreditava que tudo ia dar certo. Esse era ele, sempre para frente — definiu Tio Ci.
A amizade dos dois teve início há mais de 30 anos. Tio Ci conheceu Campagna quando era músico de baile. Ele reforça que o amigo sempre foi uma referência para todos os músicos do meio tradicionalista.
— A gente via todos os LPs que saíam, sempre com o nome dele. Ele produziu todo mundo na Acit. Foi o maior produtor da música gaúcha. Tendo a mão dele, os músicos tinham a confiança de que sairia um produto de qualidade. A gravadora Acit é referência até hoje, por lá passaram os maiores nomes, tudo pelas mãos dele, que também abriu portas para muita gente que estava começando. Era muito querido neste meio, um grande apaixonado pela música — descreve Tio Ci.
Na lista de trabalhos lançados pela Acit, muitos conquistaram prêmios e discos de ouro. Um desses foi o CD e DVD 35 Anos de Música e Tradição, d'Os Monarcas. O grupo postou uma homenagem a Campagna nas redes sociais: "Que o Pai Velho lá do Alto te receba de braços abertos! Foste imensamente importante pra nós! Serás inesquecível!".
Além do trabalho de destaque na música tradicionalista, a Acit também atuou com selo, lançando nomes do pop rock como Maria do Relento, Bidê ou Balde, Reação em Cadeia, Nei Lisboa e Tequila Baby.
Edson deixa a esposa, Ivete, e os enteados Alan e Alex.