O sábado (12) de tempo instável aliado à classificação de bandeira vermelha na Serra fez com que poucas pessoas fossem até à praça central para visitar as 28 bancas de livros instaladas na 36ª Feira do Livro de Caxias. Esta edição é marcada não apenas por pandemia, mas pela mudança da cor laranja para vermelha durante a realização do evento que iniciou em 27 de novembro. Até domingo (13), as bancas funcionarão na praça Dante Alighieri e, no mesmo dia, haverá encerramento virtual com atrações do Festival de Música de Rua. Os shows serão transmitidos a partir das 18h pelo Facebook e canal do Youtube da Feira do Livro de Caxias.
Por volta das 10h de sábado, o sul-mato-grossense Sandro Sandrini, 29 anos, observava cada detalhe das bancas. Ele era um entre as cerca de dez pessoas presentes em toda a extensão do espaço reservado ao evento literário. Conforme o analista de investimentos, obras que ele tinha dificuldade até de encomendar pela internet em sua cidade, Costa Rica (MS), foram facilmente localizadas nas bancas caxienses.
— É mágico e enchi os olhos. Encontrei obras de autores que são lendas na literatura, é uma obrigação conhecer (a Feira). Estou só me encantando. Feiras como essa fazem valer a pena estar aqui (em Caxias) — disse Sandrini, que atualmente é morador do município serrano.
Outra participante que não perdeu tempo na manhã de sábado foi a aposentada Flora Sirena, 79 anos. Moradora do centro, ela contou que foi a pé por cerca de três quadras até as bancas na praça Dante Aliguieri para encontrar livros e presenteá-los aos netos.
— Estou procurando livros infantis católicos, uma bíblia infantil quem sabe. Vim focada nisso porque na minha idade já tenho uma infinidade de livros (risos) —contou.
Apesar da presença de público, os livreiros têm pouco a comemorar. Conforme Germano Weirich, 39 anos, que carrega um histórico de participação em 15 feiras do livro, pelo menos 20% a menos em venda foram registradas neste ano. O índice é em relação ao ano passado.
— É a mais atípica com certeza, mas estamos marcando presença de uma maneira segura. Depois que saiu a bandeira vermelha modificou ainda mais a frequência das pessoas. Percebemos imediatamente a queda no fluxo — diz
Os detalhes sobre a programação da feira podem ser conferidos aqui.